Após chegar ao Barcelona com grande expectativa, Vitor Roque não conseguiu mostrar o bom futebol dos tempos de Athletico, amargou a reserva na Espanha, e entrou na lista de contratações que não vingaram.
Segundo o jornalista Thomas Hindle, do inglês Goal, o brasileiro é uma das 21 contratações que mais decepcionaram em 2023/24 na Europa. Vitor Roque desembarcou no Barcelona no fim de 2023, em transferência de 74 milhões de euros (R$ 415 milhões), incluindo bônus e impostos.
O jovem atacante chegou a ser elogiado pela imprensa espanhola após estreia pelo Barcelona, em janeiro deste ano, mas foi perdendo espaço com técnico Xavi, demitido recentemente pelo clube catalão. Com a falta de oportunidades, André Cury, empresário do atacante, fez críticas ao comandante, e cogitou uma saída do atleta, em entrevista para a rádio RAC 1 no início de maio.
“Não entendo essa situação. O Vitor Roque tem que ter mais minutos, ninguém entende por que não lhe dão. A situação não está boa para nenhuma das partes”, contou o agente.
Amargando a reserva, Vitor Roque viu seu nome envolvido em uma possível barca do Barcelona. Segundo a rádio Cadena SER, o ex-jogador Deco, diretor de futebol do clube, definiu que o brasileiro seria emprestado, fato que foi rechaçado por André Cury.
“Empréstimo não. Ou o jogador fica, para que o clube lhe dê minutos e ele possa demonstrar, ou, se o clube decidir que ele não pode ficar, será vendido. Se o clube não dá espaço ao Vitor, infelizmente teremos que buscar uma solução. Um empréstimo para alguém tão jovem acaba sendo prejudicial, porque ele acabaria se transferindo para um clube que não é seu dono, então não existe o interesse de cuidar dele. É perigoso”, explicou.
Antes de ser demitido pelo Barcelona, Xavi Hernández justificou a pouca utilização do atacante e comentou que existia outros jogadores do elenco à frente do brasileiro.
De acordo com o canal espanhol TV3, Vitor Roque estava na lista de dispensas de Xavi para a próxima temporada. Sua demissão aconteceu pois a lista não estava de acordo com o planejamento da diretoria para 2024/25.
Além de Vitor Roque, outros nomes de destaque também aparecem na lista de contratações decepcionantes, elaborada pelo jornalista inglês. Confira cinco nomes.
- João Cancelo: não conseguiu mostrar no Barcelona a mesma regularidade dos tempos de Manchester City
- Renato Sanches: chegou na Roma por empréstimo, mas, mais uma vez, não conseguiu mostrar seu potencial
- João Félix: emprestado pelo Atlético ao Barcelona, o português não causou o impacto que se esperava, segundo a publicação inglesa