Tudo sobre Disney
Tudo sobre TikTok
Esta é mais uma daquelas “teorias da conspiração” sobre desenhos animados que muita gente adora. Um vídeo que viralizou no TikTok nos EUA questiona a existência do personagem título de Procurando Nemo (Walt Disney Pictures/Pixar Animation Studios), de 2003.
De acordo com a teoria apresentada na publicação, o peixinho de “Procurando o Nemo” (2003) seria uma invenção da mente de Marlin, seu pai.
Para quem não se lembra ou não conhece a história, um peixe barracuda teria devorado a mãe de Nemo, Coral, e as ovas de seus irmãos, sendo ele o único sobrevivente. O peixinho então é criado pelo pai superprotetor, que promete preservar a vida do filho restante de todas as formas que puder.
No entanto, após uma discussão entre eles, Nemo enfrenta as ordens do pai e acaba chegando perto demais de uma embarcação, sendo, então, pescado. É quando começa a saga de Marlin atrás do filho rebelde.
Teoria viralizada no TikTok diz que Marlin se sente culpado pela morte de Nemo
Segundo o vídeo, “Nemo”, traduzido do latim, significa “ninguém”. O título “Procurando Nemo”, logo, significaria “Procurando Ninguém”. Isso porque o filho seria fruto da imaginação de Marlin, para enfrentar o luto pela perda da esposa e dos filhos.
Além disso, ainda de acordo com a teoria, um barracuda não poderia ser responsável pela morte dos peixes, porque a espécie não se alimenta de peixes-palhaços ou seus ovos, por serem presas muito pequenas.
Aí é que vem a polêmica da história: peixes-palhaços se alimentam deles mesmos. Ovos inférteis ou danificados são descartados pelos machos. Isso quer dizer que não teria como Nemo existir, já que uma de suas nadadeiras teria sido machucada durante o suposto ataque do peixe barracuda.
Então, sim, isso mesmo. Marlin teria devorado os próprios filhos – incluindo Nemo. Ao se sentir culpado pela morte dos filhos, ele teria inventado o peixinho filho único em sua mente.
O vídeo, postado no TikTok pela usuária @makethatmagic (que costuma produzir conteúdos deste tipo), já tem mais de 1,3 milhão de visualizações. E milhares de comentários de fãs impactados pela hipótese. “Todo dia esse aplicativo encontra uma forma de destruir minha infância”, diz um deles.
Também houve quem alimentasse com bom humor a teoria trágica citando detalhes da animação. “Então Marlin estava na ala psiquiátrica do oceano com a Dory”, “Dory é a amiga com memória curta, o que a torna a melhor pessoa para te ajudar a procurar alguém que não existe”, são alguns exemplos.
E para você? Esta teoria faz sentido?