O Vila Nova surpreendeu e encaminhou, nesta quarta-feira (10), a contratação do meio-campista Fernando, que se despediu do Sevilla, da Espanha, na última semana. O jogador estava em fase final de negociação com o Inter, mas decidiu priorizar a família.
Conforme apurou a Itatiaia, familiares de Fernando sofreram um grave acidente. Por esse motivo, ele deseja ficar pelo menos por alguns meses em Goiânia. Durante as tratativas, o Vila prometeu não criar empecilhos caso o jogador queira deixar o clube ao longo do ano.
O acerto entre Vila e Fernando foi divulgado inicialmente pelos jornalistas Venê Casagrande e Samuel Venâncio.
Para priorizar a família, Fernando abriu mão de um contrato em que teria vencimentos superiores a R$500 mil por mês, além de luvas e premiações por metas. Além do Inter, o Cruzeiro formalizou uma oferta. Bahia e Fortaleza foram outros clubes que consultaram as condições.
Fernando atua pelo Sevilla desde 2019, quando deixou o Galatasaray, da Turquia, para jogar no clube espanhol. Ele fez 167 jogos pelo Sevilla, com duas Ligas Europa conquistadas, em 2020 e 2023. Na atual temporada, o volante entrou em campo 13 vezes (dez como titular), sendo a última em 3 de dezembro.
O jogador tem longa carreira na Europa. Antes do Sevilla, ele atuou por: Galatasaray; Manchester City-ING, entre 2017 e 2014; Porto-POR, de 2014 a 2008; Estrela Amadora-POR, de 2007 a 2008; e Vila Nova-GO, onde foi revelado em 2005.
O volante tem 19 títulos conquistados na carreira. A maior parte deles, 12, foi pelo Porto, clube que defendeu em 236 jogos. Fernando também acumula passagem pelas categorias de base da Seleção Brasileira.