sexta-feira, abril 11, 2025
InícioDestaqueVII Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste será realizado...

VII Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste será realizado em Teresina

De 28 a 31 de outubro de 2025, Teresina será palco do VII Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste (RGVNE), com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e agricultores. A programação acontecerá na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e incluirá palestras, mesas-redondas e a Feira da Agrobiodiversidade. O foco principal serão os impactos das mudanças climáticas na preservação da biodiversidade e na segurança alimentar.

O evento é promovido pela RGVNE e pela Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG), com organização conjunta da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Embrapa. A coordenação estará a cargo do professor Jardel Oliveira Santos (UFPI), com a professora Francilene Leonel Campos (UFDPar) na vice-presidência e a professora Aurinete Daienn Borges do Val (Uespi) como primeira secretária.

Com o tema “Mudanças climáticas e combate à fome: desafios para os bancos genéticos e comunidades rurais”, o simpósio abordará a conservação de espécies agrícolas, especialmente aquelas cultivadas por agricultores familiares e comunidades extrativistas. Segundo a professora Aurinete Daienn Borges do Val, do curso de Engenharia Agronômica da Uespi- Campus Parnaiba, esses grupos estão entre os mais afetados pelas variações climáticas.

“O simpósio destacará a relevância dos recursos genéticos vegetais para a segurança alimentar das populações que praticam a agricultura familiar e o extrativismo. Essas comunidades são as mais vulneráveis às mudanças ambientais, pois alterações climáticas podem comprometer sua produção e, até mesmo, levar à extinção de variedades cultivadas”, explica a professora.

Ela também ressalta que algumas variedades de feijão, arroz e mandioca cultivadas no Piauí são exclusivas da região, o que torna essencial a discussão sobre técnicas de armazenamento e manejo sustentável. “O evento trará discussões sobre essa diversidade genética e estratégias para enfrentar os desafios climáticos, seja por meio de novas práticas de cultivo ou do armazenamento adequado das sementes”, complementa.

Um dos grandes destaques do simpósio será a interação entre pesquisadores e agricultores.

Para mais informações, acompanhe o Instagram do Simpósio: @rgvnordeste.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui