A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) participou de uma reunião com a direção da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na segunda-feira (18). O objetivo foi informar sobre os serviços disponíveis pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e destacar a importância de os trabalhadores buscarem esses serviços para melhorar sua qualidade de vida.
Durante o encontro, a diretora da Vigilância Sanitária, Dra. Tatiana Chaves, e a coordenadora do Cerest Entre Rios, Aline Bitu, apresentaram os serviços, com foco em ações de promoção de saúde, prevenção de doenças e reabilitação de trabalhadores adoecidos. Esses atendimentos são realizados no próprio centro e também por meio da regulação para a Rede de Assistência à Saúde do SUS.
“Ao longo da reunião, explicamos sobre o atendimento oferecido pelos Cerests, inclusive por telemedicina, através do Piauí Saúde Digital, para trabalhadores com doenças que não têm relação com o trabalho. Também discutimos outras ações que podem ser solicitadas, como vacinação, capacitações e inspeções sanitárias nos locais de trabalho, quando há risco de acidentes ou adoecimentos”, explicou Tatiana Chaves, diretora da Divisa e coordenadora da Saúde do Trabalhador no Piauí.
Ao final do encontro, foi definida a participação do Cerest na próxima reunião da CUT com os representantes dos sindicatos de Teresina. “No dia 26 de novembro, faremos uma apresentação dos nossos serviços para os representantes dos sindicatos filiados à CUT. Nosso objetivo é ampliar o alcance das ações e serviços que o Cerest oferece para a saúde dos trabalhadores”, destacou Aline Bitu.
No Piauí, o Cerest é vinculado à Vigilância Sanitária do Estado e tem como objetivo promover ações que visam melhorar as condições de trabalho, em ambientes públicos e/ou privados e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.