segunda-feira, março 31, 2025
InícioDestaqueVídeos mostram Mianmar e Tailândia depois de terremoto

Vídeos mostram Mianmar e Tailândia depois de terremoto

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar nesta sexta-feira, 28. Os tremores atingiram severamente a região central do país, inclusive a capital, Naypyidaw, e o impacto se estendeu para a Tailândia e o sul da China. O Serviço Geológico dos EUA (USGS) registrou um terremoto com profundidade de 10 quilômetros, seguido por um forte tremor secundário.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram pessoas desesperadas em coberturas de edifícios e no solo. Também é possível ver como a água de piscinas de hotéis e condomínios de luxo se transformou em cachoeiras em cascata, que jorraram de alturas de 30 e 60 andares. 

De acordo com relatórios preliminares de engenharia, os danos causados pela água comprometeram os sistemas elétricos de pelo menos cinco hotéis de luxo. Também houve descobertas iniciais de um potencial enfraquecimento da estrutura de duas propriedades onde a água penetrou em elementos de suporte. 

“A intrusão de água nessas alturas pode causar danos progressivos que não são imediatamente visíveis”, disse Suchinda Pattanapong, engenheiro estrutural do Instituto de Segurança de Edifícios da Tailândia. “A água salgada das piscinas é particularmente prejudicial para o reforço de concreto e os sistemas elétricos.”

Ainda na Tailândia, um prédio de mais de 20 andares desmoronou depois dos tremores. Em questão de segundos, a estrutura se transformou em escombros e fumaça.

Terremoto causou pelo menos 144 mortes em Mianmar

Na cidade de Mandalay, em Mianmar, o terremoto causou uma fissura no solo. Vários prédios e casas da região desabaram devido à intensidade do tremor. Há preocupação de que pessoas estejam presas nos escombros. 

“Há muitos prédios em Mandalay que desabaram e ou caíram parcialmente, o Great Wall Hotel, o River Hotel”, disse uma instituição de caridade local em Mandalay ao Yangon Modern, um projeto em Mianmar. “Há muitos deles, e agora pode haver pessoas presas nos destroços. Não temos experiência, precisamos de ajuda.”

Há pelo menos 144 mortos no país, de acordo com a TV estatal. Já o USGS estima um total de mortes entre mil e 10 mil. As missões de resgate ainda estão em andamento, e há dificuldades de locomoção entre as cidades e transmissão de informações entre as regiões do país.

O Ministério da Gestão Humanitária e de Desastres (MOHADM) e o Governo de Unidade Nacional (NUG) de Mianmar aconselharam as pessoas a não continuarem em prédios nem arranha-céus, pois existe a possibilidade de novas repercussões do terremoto atual.

O país é um dos mais pobres da Ásia e está se recuperando de uma guerra civil desencadeada por um golpe militar de 2021. Algumas partes do país são administradas por milícias, o que dificulta a coleta de informações. Os militares também cortam a comunicação em zonas de conflito regularmente.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui