A diretora de operações da rede social Bluesky, Rose Wang, garantiu à CNN que a empresa está ouvindo os pedidos dos brasileiros e que, por isso, os vídeos e trending topics chegarão à plataforma em breve.
“Temos ouvido repetidamente o quanto essas duas funcionalidades são importantes para os brasileiros. Portanto, queremos responder da mesma forma, já que os brasileiros estão apostando em nós, queremos garantir que eles recebam essas funções”, disse Wang.
A liberação para postar vídeos na plataforma deve chegar já na próxima atualização do aplicativo, em algumas semanas, de acordo com a diretora.
Já os trending topics (listas dos assuntos mais comentados do momento) devem demorar um pouco mais, mas Wang garante que estão a caminho.
O número de brasileiros no Bluesky cresceu exponencialmente desde a suspensão do X, antigo Twitter, no país. Mas os novos usuários têm reclamado da falta de algumas funções.
Como os brasileiros moldaram o Bluesky
O aumento de usuários brasileiros na rede social fez com que a conta oficial do Bluesky passasse a publicar seus posts em português: “Agora este é um aplicativo brasileiro”, declarou o perfil oficial da plataforma no último sábado (31).
Ao longo dos últimos sete dias — desde que o X foi suspenso –, 3 milhões de novos usuários criaram suas contas no Bluesky e 85% deles são brasileiros, segundo Wang, contabilizando mais de 2,5 milhões de brasileiros na plataforma.
Para a diretora, o jeitinho dos brasileiros ajudou a moldar a cara da rede social desde o início.
“Os brasileiros têm um estilo de postagem muito energético, que moldou a cultura inicial do Bluesky. Tem muitos memes, gifs, piadas e posts casuais no Bluesky. Eu diria que é muito mais divertido e descontraído, e as pessoas estão conversando mais, elas estão tendo muitas conversas e realmente fazendo amizades”, falou.
Wang explicou que, embora esta seja a maior onda de brasileiros entrando na rede social, ela não é a primeira. Desde que Elon Musk comprou o Twitter no fim de 2022, o Bluesky tem recebido novos usuários cada vez que uma nova polêmica envolvendo a plataforma do bilionário surgia. Um dos primeiros grupos a abraçar a rede foi o de perfis de fãs brasileiros — principalmente os da Taylor Swift.