As Forças de Defesa de Israel (FDI) divulgaram um vídeo da operação militar que resultou na morte do líder do Hamas, Yahya Sinwar. As imagens, divulgadas nesta sexta-feira, 18, mostram um tanque disparando contra um prédio em Rafah, na Faixa de Gaza, onde o chefe dos terroristas estava.
Tropas da 828ª Brigada, em Tel al-Sultan, Rafah, identificaram suspeitos na área. Durante as varreduras, enfrentaram dezenas de terroristas, que atiraram e lançaram granadas contra os israelenses. Os soldados responderam e atingiram os extremistas islâmicos.
“As tropas continuaram a sua atividade na área para atingir os terroristas e dispararam contra os edifícios”, informaram as FDI. “Durante as varreduras realizadas pelas tropas na manhã seguinte, o corpo do líder do Hamas, Yahya Sinwar, foi identificado.”
As Forças de Defesa de Israel (FDI) divulgaram um vídeo da operação militar que resultou na morte do líder do Hamas, Yahya Sinwar.
As imagens, divulgadas nesta sexta-feira, 18, mostram um tanque disparando contra um prédio em Rafah, na Faixa de Gaza, onde o chefe dos terroristas… pic.twitter.com/BCW7SV03Ee
— Revista Oeste (@revistaoeste) October 19, 2024
Na quinta-feira 17, Israel divulgou um vídeo dos últimos momentos de Sinwar, que, ferido, tentou atingir um drone inimigo. O Hamas confirmou a morte do terrorista, ocorrida durante confronto terrestre.
Integrante do alto escalão do Hamas, Khalil al-Hayya declarou que o grupo não devolverá os reféns enquanto o conflito continuar.
A morte de Yahya Sinwar
Um dos alvos mais procurados por Israel, Yahya Sinwar morreu em Rafah, onde nasceu. A busca pelo terrorista durou mais de um ano, segundo Daniel Hagari, porta-voz do Exército de Israel.
Jake Sullivan, conselheiro de Segurança dos Estados Unidos, afirmou que a Inteligência norte-americana ajudou Israel na captura de líderes do Hamas, incluindo Sinwar. Conhecedor da Faixa de Gaza, o terrorista planejou o ataque de 7 de outubro de 2023.
A morte do Sinwar ocorre em meio às tensões no Oriente Médio. O Hamas e o Hezbollah, apoiados pelo Irã, seguem em conflito com Israel. No começo do mês, Teerã lançou mísseis contra Tel-Aviv, depois de ver seu líder, Hassan Nasrallah, morrer pelas mãos de Israel.
Com a morte de Yahya Sinwar, o Hamas enfrenta um vazio de liderança. Nesse contexto, Khalil al-Hayya é cotado para assumir a vaga de chefe do grupo.