O deputado federal Luciano Bivar (União Brasil-PE) aparece em vídeo dizendo que foi traído e que “cuidaria” de seus inimigos. As imagens viralizaram nesta terça-feira, 12, depois que o político foi acusado por correligionários de incendiar a casa do presidente eleito de seu partido, Antônio Rueda.
“A minha dor não é a perfuração do punhal nas minhas costas”, disse Bivar. “A minha dor é saber quem apunhalou. Essa que é a dor maior. É uma dor insanável. É uma dor que deixa a gente ferrado. Costumo dizer que peço que Deus cuide dos meus amigos, que lhe dê saúde. Dos meus inimigos, cuido eu.”
De acordo com o site Metrópoles, o vídeo foi gravado no dia da convenção nacional do União Brasil, em 29 de fevereiro de 2024. A sigla se reuniu para eleger o novo presidente. Bivar, então presidente nacional da legenda, havia emitido um comunicado para cancelar o evento, mas a eleição aconteceu mesmo assim.
Na ocasião, Rueda acabou sendo eleito o presidente do partido. Ele deve assumir a presidência do União Brasil em 1º de junho. Bivar é rival do ex-colega e não gostou do resultado da eleição.
Ao Metrópoles, Bivar rebateu as acusações e disse que os incêndios poderiam ser “golpe do seguro”. “Primeiro, precisa saber se não é o golpe do seguro”, sugeriu. “Já que a casa estava abandonada há anos, e a estrutura, totalmente comprometida, segundo informações da região.”
⚠️ (des)União Brasil
“Peço a Deus que cuide dos meus amigos, dos meus inimigos cuido eu.”
Este é o vídeo entregue aos investigadores, entendido pela defesa de Rueda, como uma ameaça de morte.
Gravação foi feita durante convenção partidária que Bivar saiu derrotado pic.twitter.com/DJuaftuLUL— Túlio Amâncio (@tulio_amancio) March 12, 2024
Advogado diz que suspeita que Bivar tenha incendiado casa
Nesta segunda-feira, 11, as casas de praia de Rueda e sua irmã, Maria Emília, pegaram fogo na noite desta segunda-feira, 11. Ela também tem envolvimento com o União Brasil, sendo a atual tesoureira do partido. As residências ficam em uma condomínio na Praia de Toquinho, litoral sul pernambucano.
O advogado Paulo Emílio Catta Preta, que defende os irmãos Rueda, disse que eles desconfiam que Bivar tenha incendiado as residências. O deputado federal teria uma casa no mesmo condomínio que o presidente eleito do partido.
“Não temos como não suspeitar de Bivar”, disse o advogado de Rueda ao site Metrópoles. “Se isso for confirmado, estamos num patamar inaceitável de violência política no Brasil.”