Um vídeo que mostra as competições dos Jogos Olímpicos de 1908, em Londres, viralizou nas redes sociais nesta semana. Naquele ano, o Comitê Olímpico Internacional (COI) realizou a 5ª Olimpíada, de 27 de abril até 31 de outubro. As imagens chamaram a atenção dos internautas por causa das diferenças com as competições atuais.
A Olimpíada de 1908 contou com cerca de 2 mil atletas de 22 nações. Apenas 37 mulheres participaram do evento. Nas imagens, as competidoras aparecem trajadas de vestidos e saias. As roupas chamaram a atenção dos internautas: “Engraçado como não estão todos vestidos adequadamente”, escreveu um usuário do Twitter/X. Elas competiram em modalidades como tiro ao alvo com arco e tênis.
Além disso, a falta de estrutura para os atletas pode ser notada no vídeo. Em esportes como ginástica e salto com vara havia apenas um colchão fino para amortecer a queda dos competidores.
O vídeo mostra ainda que uma brincadeira comum nas escolas e ruas brasileiras foi uma modalidade olímpica na competição de 1908. O COI implantou o cabo de guerra em 1900, na Olimpíada de Paris. Os Jogos Olímpicos de 1920, em Antuérpia, na Bélgica, tiveram a última competição da modalidade em olimpíadas.
Olimpíada de 1908
Os Jogos Olímpicos de Verão de 1908 estavam organizados para ocorrer em Roma, na Itália. Porém, o Vulcão Vesúvio entrou em erupção e obrigou o governo italiano a utilizar os recursos da Olimpíada para combater a tragédia. Dessa forma, o COI decidiu transferir as competições para a capital britânica.
Embora o vídeo demonstre que os jogos contavam com uma estrutura inadequada, quando comparado com as atuais Olimpíadas, o evento de 1908 foi considerado como o primeiro do tipo realmente bem organizado. O governo do Reino Unido construiu o primeiro complexo olímpico da história para sediar o evento.
O Brasil não participou da Olimpíada de 1908. Na América Latina, apenas a Argentina competiu. Os brasileiros estiveram pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em 1920.