terça-feira, setembro 17, 2024
InícioCiência e tecnologiaVídeo consegue capturar bolhas na superfície de estrela a 180 anos-luz da...

Vídeo consegue capturar bolhas na superfície de estrela a 180 anos-luz da Terra

Astrônomos conseguiram capturar em vídeo o movimento do gás borbulhando na superfície de uma estrela, sem ser o Sol, pela primeira vez. As imagens da estrela R Doradus foram feitas com o telescópio Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), parceiro do Observatório Europeu do Sul (ESO).

O estudo que conseguiu as imagens foi publicado na revista Nature nesta quarta-feira (11).

A R Doradus é uma estrela gigante vermelha, cerca de 350 vezes maior que o nosso Sol, localizada a cerca de 180 anos-luz de distância da Terra, na constelação do Espadarte. Seu tamanho e proximidade fazem dela o alvo ideal para observação de detalhes.

O movimento de gás borbulhante observado ocorre por conta da energia produzida pelas estrelas em seus núcleos através da fusão nuclear. Esta energia é transportada para a superfície através de bolhas de gás quente, que logo se resfriam e voltam a afundar, num movimento conhecido como convecção.

Este mesmo fenômeno é frequentemente observado no Sol, mas esta é a primeira vez que cientistas conseguem registrá-lo com detalhes em outra estrela.

Imagem de grande angular, criada a partir de dados do Digitized Sky Survey 2, mostra a região em torno de R Doradus, a estrela laranja brilhante que vemos no centro • ESO/Digitized Sky Survey 2. Acknowledgement: Davide De Martin

“É a convecção que cria a estrutura granular que vemos na superfície do nosso Sol, mas que é tão difícil de ver noutras estrelas”, disse Theo Khouri, pesquisador da Universidade de Tecnologia Chalmers, na Suécia e coautor do estudo. “Com o ALMA, conseguimos agora não só ver diretamente grânulos convectivos — com um tamanho 75 vezes superior ao do nosso Sol! — mas também medir, pela primeira vez, a velocidade a que se movem.”

Astrônomos investigam por que buracos negros têm “batimento cardíaco”

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui