Esta semana foi caótica, para dizer o mínimo, no mundo do Xbox, com quatro fechamentos de estúdios e vários outros rumores sobre a situação sendo compartilhados no início desta semana. Ainda não temos todos os detalhes sobre os motivos exatos dos fechamentos, então, sem surpresa, estamos recebendo muitas opiniões variadas de pessoas de todo o setor.
Algumas horas atrás, o IGN incluiu algumas dessas opiniões em um novo artigo, falando com “dois ex-funcionários de longa data do Xbox”, incluindo um que aparentemente lamentou o estado do negócio e sugeriu que “não é mais o Xbox, mas agora é Microsoft Gaming”.
“Não é mais o Xbox, mas sim o Microsoft Gaming.” https://t.co/lRJZHPoO5z pic.twitter.com/wy9KU3Pd3V
– Parque Gene (@GenePark) 9 de maio de 2024
Este veterano do Xbox em particular sugeriu que o Xbox talvez tenha crescido demais para si mesmo após a aquisição da Activision Blizzard (“há muita área de superfície”) e avisou que a razão pela qual certas decisões parecem tão inconsistentes com as mensagens anteriores é provavelmente porque Phil Spencer não está tomando as decisões finais:
“A razão pela qual isso parece tão inconsistente com as declarações anteriores da equipe de liderança do Xbox é que essas decisões provavelmente não estão sendo tomadas por Phil. Tudo isso está sendo ditado por (CEO da Microsoft) Satya (Nadella) e (CFO da Microsoft) Amy Hood, e isso tudo decorre da aquisição da Activision.”
“Acredito 100% que esta é uma decisão do conselho. O Xbox era um grande centro de lucro, então Satya aprovou uma grande fusão. Agora, os jogos estão desacelerando e as ações da Microsoft estão disparando e não há como Satya deixar o Xbox se arrastar.” Tudo isso é minha opinião, é claro, mas… tenho quase certeza de que essas decisões não são tomadas apenas pela liderança do Xbox.”
É claro que não saberemos nada disso com certeza, a menos que Phil apareça e diga que foi decisão dele fechar esses estúdios – mas pelo menos ouvimos a presidente do Xbox, Sarah Bond, sobre a situação.
O Xbox teria se tornando grande demais na indústira com tantas aquisições e a Microsoft pode querer que ele se torne a próxima mina de ouro da empresa custe o que custar. Nadella é um excelente administrador, mas não tem alma, esperamos que Phil Spencer consiga contornar as melhores decisões daqui por diante.
O Xbox está maior e mais forte do que nunca e por conta disso a Microsoft também está mais exigente do que nunca.