Durante as obras para a construção da nova alça de acesso à Marginal Tietê, em São Paulo, foram descobertos restos de uma locomotiva. Os itens são de interesse arqueológico. De acordo com informações da Prefeitura de São Paulo, a revelação ocorreu na segunda-feira 14.
A área foi isolada e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi notificado sobre a descoberta.
Os vestígios encontrados incluem partes de locomotivas, vagões e caldeiras, que estão ligados à história ferroviária do bairro da Lapa, na zona oeste da cidade. O trem era chamado de “Maria Fumaça”.
Segundo estimativa inicial do Iphan, os itens datam do final do século 19 e estão relacionados ao centro de manutenção ferroviária daquela região.
Prefeitura acompanha levantamento de vestígios de locomotiva
A Secretaria Municipal de Cultura, através do Departamento do Patrimônio Histórico, está acompanhando o levantamento dos itens.
Até o momento, a descoberta não alterou o cronograma das obras da alça sul da Marginal, que conectam os bairros de Pirituba e Lapa, segundo a administração local.
Pesquisas mais detalhadas estão em andamento por uma empresa especializada que supervisiona a escavação arqueológica.
O estudo visa a confirmar a datação dos restos da locomotiva. A Prefeitura de São Paulo informou que já protocolou um projeto de salvamento arqueológico e que ainda não é possível determinar se os itens serão removidos.