Parte do que torna o Spotify Premium uma opção atraente para seus assinantes é sem dúvidas à experiência de ouvir músicas e podcasts sem anúncios.
Por conta disso, a preocupação tomou conta para alguns usuários do plano pago, que recentemente começaram a enfrentar a reprodução de anúncios, o que gerou preocupações de que essa fosse uma mudança permanente no serviço.
A empresa rapidamente explicou que o problema foi causado por uma falha temporária no aplicativo e garantiu que o Spotify Premium continuará sem anúncios, como prometido.
No entanto, a situação gerou especulações sobre o futuro do serviço.
- Alguns rumores sugerem que, com a chegada de novos planos como o Music Pro ou Hi-Fi, o Spotify poderia adotar um modelo similar ao do Amazon Prime Video e da Netflix.
- Nesses streamings, os usuários de planos mais baratos ainda precisam assistir anúncios, enquanto aqueles que optam por planos mais caros dispõem de uma experiência sem interrupções.
- A empresa, no entanto, reforçou que o Spotify Premium continuará a oferecer uma experiência sem anúncios para seus assinantes.
Atualmente, o Spotify opera com um modelo freemium, em que os usuários gratuitos têm acesso a músicas com anúncios, enquanto os assinantes do Premium pagam um valor mensal para uma experiência sem anúncios.
O plano individual está custando, atualmente, R$ 21,90. Há ainda as opções do Premium Duo, por R$ 27,90 por mês, para duas pessoas que moram juntas, e o Premium Família, por R$ 34,90 por mês, para até seis pessoas que moram juntas.
Veremos o Spotify se render a essa tendência dos streamings?
O boato sobre a introdução de anúncios nos planos pagos levanta uma questão maior: por que o streaming de música não seguiria o mesmo caminho de plataformas de vídeo como Netflix e Prime Video, que já inserem anúncios nos planos básicos e deixam as opções sem anúncios para planos mais caros?
O Spotify ainda não adotou esse modelo, principalmente pela falta de opções mais caras que justifiquem a experiência sem anúncios.
No entanto, com o lançamento do nível “Music Pro”, previsto para o final deste ano, o Spotify pode repensar sua estrutura de planos e oferecer uma divisão mais clara entre as opções com e sem anúncios, abrindo espaço para uma possível mudança no futuro.
