quinta-feira, maio 1, 2025
InícioEducaçãoVerde e amarelo: como essas cores se tornaram símbolo do Brasil

Verde e amarelo: como essas cores se tornaram símbolo do Brasil

Durante muito tempo foi ensinado que o verde e o amarelo, cores presentes na bandeira do Brasil e tidas como símbolos nacionais, representariam a riqueza das matas e do ouro do país. O azul e o branco seriam o céu. 

É uma visão poética, abraçada pelo senso comum, e que faz sentido se levarmos em conta a linha do tempo da origem do Brasil. No entanto, o verde e o amarelo têm significados que remetem a acontecimentos importantes da história de Portugal, nação que colonizou o nosso país. 

  • Amarelo: a cor fazia parte do brasão de armas de Portugal e foi adicionada depois da conquista do Algarve, em 1249, simbolizando os castelos conquistados dos mouros. O amarelo também era uma cor símbolo dos Habsburgo-Lorena, dinastia a qual a imperatriz Maria Leopoldina (primeira esposa de Dom Pedro I) pertencia. 

História da bandeira do Brasil  

Segundo a legislação brasileira, a bandeira é um dos símbolos nacionais e já teve 12 versões. A primeira foi a Bandeira da Ordem de Cristo, em 1500, logo após a chegada dos portugueses ao território. 

O verde e o amarelo apareceram pela primeira vez na Bandeira Imperial do Brasil, que esteve em vigor entre 1822 e 1889. Ela surgiu durante o governo do imperador Dom Pedro I e marcou a independência em relação a Portugal. 

A versão atual, na qual se destacam as cores verde e amarelo, foi implementada em 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República, e oficializada por decreto assinado pelo Marechal Deodoro da Fonseca. A data entrou para a história do Brasil como o Dia da Bandeira.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui