Na noite de quarta-feira, 22, uma forte rajada de vento provocou a queda de uma estrutura durante um evento de campanha do partido Movimento dos Cidadãos em San Pedro Garza Garcia, cidade do Estado de Nuevo León, no norte do México.
O acidente resultou na morte de nove pessoas e deixou 65 feridas, conforme reportado pela imprensa mexicana.
Jorge Alvarez Maynez, candidato à Presidência do México pelo Movimento dos Cidadãos, estava presente e confirmou que a ventania foi responsável pela queda do palco. Ele foi hospitalizado, mas afirmou que está bem.
Além dele, alguns membros de sua equipe de campanha eleitoral também sofreram ferimentos. Devido o incidente, Alvarez decidiu cancelar os eventos de campanha que estavam programados para esta quinta-feira, 23, no México.
No vídeo, é possível ver o momento em que os ventos fortes provocaram a queda de toda a estrutura do palco.
En este video se ve cómo se derrumba toda la estructura sobre la multitud, se reportan 5 muertos y más de 50 lesionados en San Pedro Garza García.
Es una noche triste para México. 💔pic.twitter.com/3DB1a8hnzm
— Roberto Haz (@tudimebeto) May 23, 2024
Autoridades do México se manifestaram depois de acidente
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, manifestou sua tristeza pelo acidente e expressou solidariedade aos familiares, amigos de vítimas e apoiadores do partido.
“Abraço a familiares, amigos das vítimas e apoiadores do partido”, disse. “Estamos atentos.”
O governador de Nuevo León, Samuel García, comentou que a região tem enfrentado condições climáticas adversas, como trovoadas, ventos fortes e chuvas intensas.
Atualmente, Jorge Alvarez Maynez está em terceiro lugar nas pesquisas para as eleições presidenciais do México, que estão marcadas para o dia 2 de junho.
Ele está atrás de Claudia Sheinbaum, candidata do partido governista, e de Xochitl Galvez, que lidera ampla coalizão de oposição.