O Aeroparque Jorge Newbery, o aeroporto da cidade de Buenos Aires, registra muitos danos em consequência do violento vendaval da madrugada de hoje na capital argentina. O vento fez com que aviões de dezenas de toneladas girassem no aeroporto situado perto do Centro de Buenos Aires e às margens do Rio da Prata.
O Aeroparque está fechado devido aos danos causados pelo temporal de chuva e vento. Houve estragos em vários pontos do terminal, como nos fingers que dão acesso aos aviões. As áreas internas de embarque e check-in também têm muitos estragos como efeito do vendaval.
Dados dos boletins meteorológicos do Aeroparque Jorge Newbery registraram rajadas de vento de 96 km/h às 3h42, mas estações meteorológicas anotaram rajadas de mais de 130 km/h na capital argentina durante o temporal.
Nos arredores do Aerorque, o panorama é de destruição. Imagens da tevê argentina mostram grande quantidade de árvores caídas sobre as ruas nas imediações do aeroporto. A normalização dos serviços deve demorar, informa a rede de notícias TN.
Há atrasos e cancelamentos devido ao temporal também no Aeroporto Internacional de Ezeiza, na Grande Buenos Aires, embora o vento no aeroporto da área metropolitana tenha sido menos intenso.
⚠️ Impactantes videos que llegan desde Aeroparque Jorge Newbery pic.twitter.com/ZQTc28F88c
— Tormentas de Zona Sur (@SurTormentas) December 17, 2023
Nunca pensé q iba a ver que un avión estacionado se iba a girar y pegar contra una pared, ni que un techo se iba a caer y volar chapas por aeroparque. Lindo día para viajar #Tormenta pic.twitter.com/mxwALPgQaP
— LWS 12#◢◤ (@LauraLewis17) December 17, 2023
La tormenta y el aeroparque Jorge Newbery, no son compatibles , vuelos desviados y actividad detenida , @ambientedevuelo via instagram pic.twitter.com/Mjnba6oFgT
— Carlos Francisco Rinzelli (@rinzelli62) December 17, 2023
Hola, si sos el chofer de esa van que corrió el vehículo justo antes de que le pegue la escalera en Aeroparque, te estamos buscando para sumarte a @vanalaeropuerto
pic.twitter.com/PIQdke3ots— Van al Aeropuerto ✈ (@vanalaeropuerto) December 17, 2023
O temporal na cidade de Buenos Aires desta madrugada é considerado um dos mais intensos a ter atingido a capital argentina até hoje, observam meteorologistas locais. O meteorologista Christian Caravaglia, do Serviço Nacional de Meteorologia, afirma que a tempestade de hoje se junta aos temporais de julho de 2006 e abril de 2012 como os piores da história recente na capital argentina.