Nos Estados Unidos, até o fim de outubro, as vendas de Bíblia cresceram 22% em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Circana BookScan. O levantamento foi publicado neste domingo, 1º.
Esse crescimento contrasta com o aumento modesto de menos de 1% nas vendas totais de livros impressos no país. Jeff Crosby, presidente da Evangelical Christian Publishers Association, disse que a ansiedade gerada por avanços em inteligência artificial e ciclos eleitorais complexos tem levado as pessoas a buscar conforto espiritual.
“As pessoas estão experienciando ansiedade, ou estão preocupadas com seus filhos e netos”, afirmou Crosby ao jornal norte-americano The Wall Street Journal (WSJ).
Cely Vazquez, artista de 28 anos, recentemente adquiriu sua primeira Bíblia da linha “She Reads Truth”. Mesmo possuindo Bíblias dadas por sua mãe, sentiu a necessidade de ter uma própria para simbolizar sua jornada espiritual.
“Senti que algo estava faltando”, disse Vazquez ao WSJ. “É uma combinação de onde estamos no mundo, ansiedade geral e a sensação de que significado e conforto podem ser encontrados na Bíblia.”
Bíblia dá esperança, diz gerente de livraria
Bethany Martin, gerente da livraria Faith & Life Bookstore em Newton, no Estado de Kansas, percebeu um aumento significativo de novos compradores de Bíblias. “Eles estão procurando esperança com o mundo como ele é, e a Bíblia é o que eles estão buscando”, comentou Martin.
A loja oferece uma variedade de mais de 270 edições, que vão de versões luxuosas em couro ao Novo Testamento de bolso, o que atende a diferentes gostos e necessidades.
Apesar do aumento no número de norte-americanos que se identificam como não religiosos, as vendas de Bíblias alcançaram 14,2 milhões em 2023, segundo o Pew Research Center. Em 2019, foram a 9,7 milhões de vendas.
As editoras informaram que as Bíblias vendem bem tanto em livrarias religiosas quanto em plataformas de varejo convencionais, como a Amazon. A proliferação de novas edições e designs inovadores contribuiu para o crescimento das vendas.
J. Mark Bertrand, fundador do site Lectio.org, sugere que a demanda é impulsionada por estratégias de marketing focadas e pela busca das pessoas por respostas a questões complexas.
A Tyndale House Publishers oferece uma gama de Bíblias, o que inclui aquelas para jovens adultos. HarperCollins Publishers citou as Bíblias entre seus produtos mais fortes no último relatório de ganhos.
Curiosos também adquirem o livro
A HarperCollins Christian Publishing, maior editora comercial de Bíblias e livros cristãos nos EUA, identificou dois segmentos principais de compradores: os espiritualmente curiosos e aqueles que procuram aprofundar uma espiritualidade existente.
A presença de celebridades e influenciadores digitais, que compartilham suas experiências de fé, também tem estimulado o interesse em textos religiosos. Amber Cimiotti, mãe de dois filhos, atribui parte do aumento nas vendas a podcasters e tiktokers que discutem o cristianismo de maneira acessível.
O Rev. Blaine Crawford, pastor da Irvington Presbyterian Church em Westchester, em Nova York, observou um interesse renovado em grupos de estudo bíblico, à medida que as pessoas buscam respostas para as grandes questões da vida.
“A Bíblia é uma ‘grande história épica das grandes questões da vida”, disse Crawford, ao WSJ. “O que fazemos com a dor ou raiva, para que estamos aqui, para onde o mundo está indo? A Bíblia fornece um contraponto em uma conversa sobre o que estamos fazendo neste momento.”