A três vezes medalhista de ouro olímpica, a jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce, anunciou que se aposentará após os próximos Jogos Olímpicos de Verão, em Paris. Em entrevista à revista Essence, Fraser-Pryce, de 37 anos, uma força dominante no sprint feminino desde que conquistou seu primeiro ouro olímpico em 2008, disse que está se afastando do esporte para passar mais tempo com a família. “Meu filho precisa de mim”, disse ela.
“Meu marido e eu estamos juntos desde antes de eu vencer em 2008. Ele se sacrificou por mim. Somos uma parceria, uma equipe. “E é por causa desse apoio que consigo fazer as coisas que tenho feito durante todos esses anos. E acho que agora devo a eles fazer outra coisa.”
A jamaicana ganhou oito medalhas olímpicas e 10 títulos de campeonatos mundiais ao longo de sua carreira.
Especializado nos 100 metros, Fraser-Pryce conquistou medalhas de ouro olímpicas consecutivas, nos jogos de 2008 e 2012 e terminou em segundo lugar nos Jogos de Tóquio, há três anos.
Apelidada de “foguete de bolso” (“pocket rocket, em inglês), por causa de sua velocidade e altura diminuta, ela se tornou uma presença reconhecível na pista devido aos seus penteados multicoloridos.
Após o nascimento de seu filho Zion em 2017, Fraser-Pryce ganhou três títulos mundiais e duas medalhas olímpicas em Tóquio. Em declarações à revista Essence, ela explicou como competir nas Olimpíadas deste ano em Paris significou “ultrapassar limites” e “mostrar às pessoas que você para quando decide”. Ela acrescentou que “quer terminar em meus próprios termos”.
Fraser-Pryce é forte candidata ao título dos 100m nas Olimpíadas deste ano, que começa em 26 de julho e vai até 11 de agosto, ao lado da americana Sha’Carri Richardson e das compatriotas Shericka Jackson e Elaine Thompson-Herah.