A NASA atualizou a situação da Advanced Composite Solar Sail System (ACS3), sua vela solar. Segundo a agência, os operadores da missão do Sistema Avançado de Velas Solares Compostas da NASA estão atualmente analisando os dados da nave espacial e caracterizando o desempenho das barras compostas.
O sistema continua a cair lentamente em órbita (“capotando”), uma vez que o sistema de controle de atitude não foi reativado. O controle de atitude aplica forças a uma espaçonave para ajudá-la a manter orientação específica em relação a outro local no Espaço.
O objetivo principal da ACS3 é testar a implantação de quatro barras que sustentam a vela solar, com 80 m². Antes de implantar as barras, a equipe desativou o sistema de controle de atitude para acomodar a dinâmica variável da nave espacial à medida que a vela era desenrolada.
O controle de atitude é responsável por aplicar forças a uma nave espacial para manter uma determinada orientação em relação a outro local no Espaço.
Vela solar da NASA segue “capotando” no Espaço
- No entanto, mesmo que a vela solar tenha se estendido completamente até sua forma quadrada, a equipe da missão está avaliando ligeira curvatura em um dos quatro braços;
- Essa curvatura pode ter ocorrido durante a colocação das barras na nave espacial, mas a análise sugere que ela pode ter se endireitado parcialmente nas semanas seguintes;
- O principal objetivo desta missão é testar a colocação das barras compostas no espaço para informar futuras aplicações da tecnologia em velas solares de grande escala e outras estruturas;
- A vela solar é cerca de metade do tamanho de um campo de tênis quando completamente estendida;
- A curvatura nos braços será analisada pela equipe da missão, afim de melhorar a tecnologia e garantir seu uso eficaz em futuras missões espaciais.
A equipe da missão continua a analisar os dados da nave espacial e espera reativar em breve o sistema de controle de atitude, o que permitirá a estabilização da nave espacial e oferecerá suporte para futuras pesquisas e avanços na tecnologia de velas solares compostas.
A NASA está confiante de que, apesar da curvatura ligeira observada, a demonstração atual da tecnologia é um passo importante e fornece informações valiosas para aprimoramentos futuros.