A Intuitive Machines divulgou, no sábado (17), as primeiras imagens da espaçonave com a qual os Estados Unidos tentam fazer seu primeiro pouco na superfície da Lua em cinco décadas.
“As imagens foram capturadas logo após a separação do segundo estágio de @SpaceX na primeira viagem da Intuitive Machines à Lua”, escreveu a empresa no Twitter após dizer que as imagens foram enviadas pela nave na sexta-feira (16).
Sediada em Houston, a Intuitive Machines desenvolveu a espaçonave Odie sob contrato com a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.
Intuitive Machines successfully transmitted its first IM-1 mission images to Earth on February 16, 2024. The images were captured shortly after separation from @SpaceX‘s second stage on Intuitive Machines’ first journey to the Moon under @NASA‘s CLPS initiative. pic.twitter.com/9LccL6q5tF
— Intuitive Machines (@Int_Machines) February 17, 2024
Odie decolou no topo de um foguete SpaceX Falcon 9 na madrugada de quinta-feira (15), do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida.
A missão estava programada para ser lançada na quarta-feira, mas um problema com a temperatura do propulsor necessário para alimentar a espaçonave atrasou a tentativa em 24 horas.
Espera-se que a Lua, que orbita a cerca de 400.000 quilômetros de distância da Terra, dê a Odie um suave puxão gravitacional à medida que a sonda se aproxima, puxando o veículo em direção à sua superfície cheia de crateras.
Odie está programado para fazer sua emocionante tentativa de pouso em 22 de fevereiro, visando uma cratera perto do polo sul da Lua.
Se Odie falhar, se juntará a uma lista crescente de missões que procuraram sem sucesso aterrar na Lua: o primeiro módulo lunar construído nos EUA a ser lançado em cinco décadas, o Peregrine da Astrobotic Technology, foi prejudicado por uma fuga crítica de combustível no mês passado.
China, Índia e Japão são até agora as únicas nações que tiveram veículos de pouso suave na Lua no século XXI.
Veja o lançamento:
Compartilhe: