Don’t Scream é a novidade em jogos de terror, que acaba de iniciar seu período de acesso antecipado. O lançamento foi no momento propício para aproveitar o clima de Halloween do dia 31 de outubro.
Desenvolvido na Unreal Engine 5, o cenário do jogo é uma floresta sombria e seu objetivo como jogador é andar pelo local por 18 minutos sem gritar. O trajeto curto é assombrado, mas os sustos não são previsíveis porque podem surgir a qualquer momento. Seu desafio é não gritar, caso contrário, deve reiniciar o jogo.
Para passar o tempo de 18 minutos, você deve andar pela floresta e explorar o local, sem saber o que pode acontecer. Ah, o tempo só avança se você andar, cada vez que parar, o relógio também para a contagem do tempo.
O jogo Don’t Scream usará o seu microfone para ter certeza de que não emitiu som. Por isso, é necessário calibrar o microfone para definir o grau de sensibilidade (se vai funcionar e captar um pequeno ruído ou gemido de medo ou só mesmo os gritos).
E ainda tem um detalhe legal para os saudosistas. Os criadores do Don’t Scream pensaram em um visual retrô, que lembra uma fita VHS. Aliás, o cenário da floresta lembra muito os filmes de terror dos anos 90.
Configurações de Don’t Scream
Não se deixe enganar pela aparência, apesar do visual retrô, o game precisa, no mínimo, de uma RTX 3060 12 GB ou uma placa AMD RX 6700 XT.
Como ainda está em acesso antecipado, há expectativa de que os desenvolvedores trabalhem para que o projeto funcione bem em PCs mais antigos.
Veja abaixo as especificações mínimas do game e saiba se ele roda no seu computador.
Requisitos mínimos (via Steam):
Requisitos Mínimos
- Sistema Operacional — Windows 10 – 64-Bit
- Processador — Intel Core i5 de 9ª geração ou AMD Ryzen 5 3600
- Memória — 8 GB de RAM
- Placa de vídeo — NVIDIA GeForce GTX 1660 Super de 6 GB ou AMD Radeon RX 5600 XT de 8 GB
- Armazenamento — 12 GB de espaço disponível
Requisitos Recomendados
- Sistema Operacional — Windows 10 – 64-Bit
- Processador — Intel Core i5 de 12ª geração ou AMD Ryzen 7 5800X
- Memória — 16 GB de RAM
- Placa de vídeo — NVIDIA GeForce RTX 3060 de 12 GB ou AMD RX 6700 XT Gaming de 12 GB
- Armazenamento — 12 GB de espaço disponível
Segundo a Steam, adições serão feitas ao game durante o acesso antecipado, veja algumas:
- Sustos novos e dinâmicos;
- Expansão da lore do jogo;
- Objetivos opcionais;
- Conquistas na Steam;
- Cartas colecionáveis na Steam;
- Suporte à localização;
- Suporte total aos controles;
- Novos pontos de referência e estruturas na floresta;
- Otimizações de jogo
Don’t Scream está disponível em acesso antecipado na Steam e custa R$ 32,99. Ainda não há uma previsão de lançamento oficial ou até mesmo se ele chegará em outras plataformas, como PS5, Xbox Series S e X. Assista o trailer oficial no Youtube.
Se vale o meu depoimento, é claro que você pode trapacear no jogo, mexer na calibragem do microfone, e mesmo que emita alguns sons estranhos de susto, não “perderá”. Mas perderá sim, se não tentar usufruir ao máximo da experiência de terror e medo. Crie o clima, apague as luzes, use fones de ouvido para deixar a aventura mais real e sinta o medo que antecede o susto. Se gritar, recomece, afinal, o jogo é esse!