O Conselho da Fifa, em reunião nesta quinta-feira (14), definiu os potes para o sorteio dos grupos do futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris, que será disputado de 26 de julho a 11 de agosto. O Brasil é uma das 12 seleções classificadas. O evento vai ser na próxima quarta-feira (20), às 16h (de Brasília), na cidade-sede do evento.
O critério de divisão foi por meio da colocação no ranking da entidade. O Brasil, 10º colocado atualmente, vai ficar no pote 3, portanto enfrentará certamente fortes equipes como França, Espanha ou Estados Unidos, que estão no pote 1 e Japão, Alemanha ou Canadá, integrantes do pote 2.
Veja a divisão dos potes
Pote 1
Pote 2
Pote 3
Pote 4
Pelas regras do sorteio, a FIFA evita que seleções de um mesmo continente estejam juntas na mesma chave. As representantes africanas serão conhecida em um Pré-Olímpico que será realizado em abril.
O evento entre as mulheres nos Jogos começa em 25 de julho, com os homens iniciando um dia antes, no dia 24. A final feminina será em 10 de julho, um dia depois da masculina.
O Brasil será comandado por Arthur Elias, que substituiu a treinadora Pia Sundhage em setembro do ano passado. Não há restrição de ida para a competição feminina, que pode ter em campo as melhores jogadoras do mundo.
O futebol na Olimpíada de 2024 será disputado em seis cidades, além de Paris: Lyon, Bordeaux, Nantes, Nice, Saint-Ettiéne e Marselha.
Potes do masculino
A FIFA também definiu os potes do sorteio das chaves do futebol masculino para Paris 2024, que será também em 20 de março. O Brasil não conseguiu a classificação no Pré-Olímpico disputado em janeiro, na Venezuela.
Diferentemente do feminino, para a divisão dos potes entre os homens é usada a campanha das seleções nas cinco últimas edições olímpicas com pontuação por vitória, empate ou derrota.
Pote 1
- Representante da Ásia 1
- Argentina
Pote 2
Pote 3
Pote 4
- Israel
- Vencedor da repescagem da Ásia 4 x Guiné
Entre os homens há um limite de idade, 23 anos, com exceção a três veteranos que podem ser convocados. Os representantes asiáticos serão conhecidos no início de maio.