O ex-lateral Andreas Brehme, morto nesta terça-feira (20), não fez tantos gols com a camisa da Seleção Alemã. Foram oito em 86 partidas. No entanto, ele se destacou por aparecer em momentos decisivos.
Três deles foram em amistosos. Outro saiu no empate por 1 a 1 contra a Itália na estreia da Eurocopa de 1988, na Alemanha. Outro abriu a vitória por 2 a 0 sobre a França, na semifinal da Copa do Mundo de 1986, no México.
Todos os outros três saíram durante a Copa do Mundo de 1990, na Itália, na campanha que terminou com o tricampeonato mundial germânico. O primeiro veio no 2 a 1 nas oitavas de final sobre a Holanda — Brehme ampliou para 2 a 0 com cerca de 37 minutos do segundo tempo.
Ele voltou a marcar na semifinal contra a Inglaterra, abrindo o placar aos 14 minutos do segundo tempo ao cobrar falta que carimbou Paul Parker e encobriu Shilton — Lineker empatou aos 35. Nos pênaltis, 4 a 3 para os germânicos.
A decisão recolocou alemães e argentinos frente a frente novamente na final mundialista. Mas, se em 1986, os sul-americanos saíram campeões; em 1990, foi a vez dos europeus, com Andreas Brehme convertendo pênalti aos 35 minutos da etapa final.
There aren’t many people on this earth who can say they’ve scored the winning goal in a #WorldCup final, but Andreas Brehme is one of them. Let’s ⏪ to Rome on 8 July 1990.#HBD | @DFB_Team_EN 🇩🇪 pic.twitter.com/emAGrrHCQn
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) November 9, 2019