A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou os 101 profissionais de arbitragem que trabalharão na Copa América. O torneio será disputado nos Estados Unidos, de 20 de junho a 14 de julho, por 16 seleções de toda o continente, incluindo as Américas do Norte e Central.
Três árbitros são brasileiros: Wilton Pereira Sampaio e Raphael Claus, que estiveram na Copa do Catar, entre novembro e dezembro de 2022, e Edina Alves. Pela primeira vez a Conmebol selecionou mulheres para apitar jogos da Copa América masculina. São oito profissionais femininas. Além de Edina estará presente a assistente brasileira Neuza Back.
Os brasileiros chamados vão desfalcar as competições nacionais durante a Copa América. Nenhuma das quatro divisões do futebol brasileiro vai parar durante o torneio de seleções.
- Assistentes
Danilo Manis
Rodrigo Correa
Bruno Peres
Bruno Boschilia
Neuza Back
Profissionais da Europa também estarão presentes, em um intercâmbio entre Conmebol e Uefa (União Europeia de Futebol). O eslovaco Ivan Barton e o italiano Maurizio Mariani apitarão jogos. O argentino Facundo Tello vai trabalhar na Eurocopa, na Alemanha, no mesmo período da Copa América.
O torneio terá 16 participantes, dez da América do Sul e seis da Concacaf (Confederação das Américas do Norte e Central). São quatro grupos de quatro, com confrontos dentro das chaves, e os dois primeiros de cada se classificando para as quartas de final. A partir daí são jogos eliminatórios até se conhecer o campeão.
Os jogos do Brasil na primeira fase
- 28/06 Brasil x Paraguai, no Allegiant Stadium, em Las Vegas