No próximo sábado (10), a Seleção Brasileira vai enfrentar os Estados Unidos, às 12h (de Brasília), no estádio Parc des Princes, em Paris. A partida é válida pela final do futebol feminino na Olimpíada de Paris 2024.
Com duas medalhas de prata conquistadas, o Brasil vai em busca do ouro inédito nos Jogos.
O futebol feminino se tornou esporte olímpico em 1996, em Atlanta. As donas da casa não fizeram feio: os Estados Unidos conquistou o ouro, com China e Noruega completando o pódio.
Na estreia da modalidade, o Brasil ficou em quarto lugar após perder de 2 a 0 para a Noruega, deixando escapar o bronze.
Após quatro anos, em Sydney 2000, a história se repetiu. O Brasil ficou novamente em quarto lugar, dessa vez sendo derrotado pela Alemanha por 2 a 0.
Já em Atenas 2004, a Seleção Brasileira conquistou o feito inédito de avançar para a decisão. Esta seria a primeira medalha olímpica da equipe feminina no futebol.
O Brasil sofreu um revés e caiu para as norte-americanas na final, perdendo de 2 a 1.
Em Pequim 2008, o confronto da decisão foi o mesmo, e o Brasil novamente foi derrotado pelas americanas. Na ocasião, a seleção perdeu por 1 a 0 com um gol na prorrogação e conquistou a medalha de prata.
Nas duas edições seguintes as brasileiras ficaram de fora da decisão. Na Olimpíada do Rio, em 2016, o Brasil perdeu o bronze para o Canadá.
Contando com a edição atual, as brasileiras já chegaram em três decisões. A seleção é a segunda com mais finais em Jogos Olímpicos.
Já os Estados Unidos, maiores campeões da modalidade, disputam a medalha de ouro pela sétima vez em oito edições das Olimpíadas.
- Tóquio (2020): Quartas de final
- Londres (2012): Quartas de final
- Pequim (2008): Segundo lugar
- Atenas (2004): Segundo lugar
- Sidney (2000): Quarto lugar
- Atlanta (1996): Quarto lugar