A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024 acontecerá na sexta-feira (26), ao longo do curso do rio Sena, em Paris. Ainda não há nomes confirmados, mas existe a expectativa de que grandes figuras da música pop mundial se apresentem durante o evento.
Fãs de nomes como a norte-americana Lady Gaga e a canadense Céline Dion esperam ver suas divas fazendo uma performance no evento e são alimentados por rumores reverberados em sites internacionais como o TMZ, que afirmou que as duas cantarão “La Vie En Rose” juntas.
Se confirmada, a performance seria a continuação de um legado de grandes artistas que já cantaram em cerimônias de abertura e encerramento de Olimpíadas, como a própria Céline fez em 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos. Outros nomes como Paul McCartney, Stevie Wonder e Freddie Mercury já se apresentaram em evento do gênero, além dos brasileiros Anitta, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Quer relembrar algumas das principais performances nos Jogos Olímpicos? A CNN separou uma lista com nove das mais marcantes. Veja abaixo:
Anitta, Caetano e Gil
Anitta, Caetano Veloso e Gilberto Gil se uniram em um trio que misturava passado e futuro da música brasileira para cantar “Isso Aqui, O Que É?”, de Ary Barroso, durante a abertura da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. Em uma minidesfile de escola de samba, os três foram acompanhados pelas baterias e passistas das agremiações cariocas, além de alas que simulavam o tradicional cortejo carnavalesco.
Céline Dion
Cotada para se apresentar na abertura de Paris 2024, Céline Dion esteve na abertura das Olimpíadas de 1996, que aconteceram na cidade norte-americana de Atlanta. A canadense cantou “The Power Of The Dream”, produzida por Babyface e David Foster exclusivamente para aquele momento. Os dois trabalharam juntos na trilha-sonora de “O Guarda-Costas”.
Spice Girls
A cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2012 provocou aquilo que parecia impossível: a reunião das Spice Girls. Representante máximas da música pop britânica, Mel B, Mel C, Emma Bunton, Geri Halliwell e Victoria Beckham cantaram “Wanna Be” e “Spice Up Your Life” no Estádio Olímpico de Londres.
Jessie J e Queen
O encerramento de Londres 2012 também contou com uma performance da banda Queen, que recebeu a também britânica Jessie J para cantar o clássico “We Will Rock You”.
Paul McCartney
A cerimônia de abertura da Olimpíada de Londres não ficou atrás e contou com Paul McCartney cantando o clássico “Hey Jude”, dos Beatles, no encerramento do evento.
Björk
A islandesa Björk também deixou seu nome na história das Olimpíadas e cantou “Oceania”, do álbum “Medúlla”, na abertura dos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas.
Kylie Minogue
A Olimpíada de Sidney, que aconteceu em 2000, contou com uma prata da casa. A estrela do pop Kylie Minogue cantou “Dancing Queen”, clássico do ABBA, no encerramento da primeira e única olimpíada na Oceania.
Stevie Wonder
Os Jogos de Atlanta reservaram ainda outro grande momento. O cantor norte-americano Stevie Wonder, dono de 25 Grammy Awards, se apresentou com seu inseparável piano durante a cerimônia de encerramento da Olímpiada de 1996. A música escolhida foi “Imagine”, de John Lennon.
Lionel Richie
Outro grande nome da música dos Estados Unidos a se apresentar em uma Olimpíada organizada em solo norte-americano foi Lionel Richie, que cantou “All Night Long (All Night)”, do álbum “Can’t Slow Down”, no encerramento dos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles.
Snoop Dogg será comentarista esportivo durante Jogos Olímpicos