quarta-feira, julho 3, 2024
InícioCiência e tecnologiaVeja momento em que EUA lançam míssil balístico sobre o Pacífico

Veja momento em que EUA lançam míssil balístico sobre o Pacífico

No início da última terça-feira (4), a Força Aérea dos EUA testou míssil balístico intercontinental, o Minuteman III. Segundo o órgão, em nota, o intuito do teste é “proporcionar confiança na letalidade e eficácia da dissuasão nuclear do país”.

Eles divulgaram vídeos com o míssil sendo disparado na Califórnia, mais especificamente da Base da Força Espacial de Vandenberg, ao norte de Santa Bárbara.

Minuteman III decolou da Califórnia e caiu no oceano (Imagem: Senior Airman Joshua LeRoi/Força Aérea dos EUA)

Características do míssil lançado pelos EUA

  • O míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês) tinha 18,3 m de altura;
  • Ele viajou cerca de 6.759 quilômetros até cair perto de base militar remota nas Ilhas Marshall, no fundo do Oceano Pacífico Central;
  • O armamento estava desarmado, mas o modelo pode transportar ogivas nucleares e, como seu nome já indica, é capaz de atingir outros países;
  • Apesar do receio que o teste possa trazer, ainda mais levando em conta as recentes tensões internacionais e guerras que eclodiram, “este teste não é o resultado dos acontecimentos mundiais atuais”, afirmou a Força Aérea, que frisou ainda que mais de 300 testes desse tipo foram realizados em 2023.

Como parte dessa missão, nossa força ICBM fornece dissuasão estratégica 24 horas por dia, sete dias por semana e está pronta para responder, a qualquer momento, como a perna mais responsiva da tríade nuclear, e nossos lançamentos de teste demonstram e confirmam nossa prontidão para entregar ataque seguro e protegido, capacidade de combate global eficaz e confiável.

General Thomas A. Bussiere, comandante do Comando de Ataque Global da Força Aérea, em nota

Impacto do míssil balístico; ele não estava armado, mas pode carregar ogivas nucleares (Imagem: Airman 1st Class Olga Houtsma/Força Aérea dos EUA)

A empresa nuclear dos EUA é a pedra angular da segurança para os nossos aliados e parceiros em todo o mundo. O teste de lançamento de hoje é apenas um exemplo de como os ICBMs de nosso país e os aviadores profissionais que os mantêm e os operam demonstram a prontidão e a confiabilidade do sistema de armas. Isso demonstra nosso compromisso com a dissuasão enquanto permanecemos em alerta contínuo, 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano.

Coronel Chris Cruise, Comandante do 377º Grupo de Teste e Avaliação, em nota

Atualmente, há cerca de 400 ICBMs Minuteman III em campos de mísseis da Força Aérea no Colorado, além de Montana, Nebraska, Dakota do Norte e Wyoming. Eles são protegidos há mais de 50 anos.

Porém, o modelo logo sairá de cena, pois, em 2029, os EUA o substituirá pelo LGM-35A Sentinel ICBM. A ideia da Força Aérea é adquirir 650 deles por mais de US$ 125 bilhões (R$ 657,33 bilhões, na conversão direta), com previsão de que durem até 2075.

Renderização do LGM-35A Sentinel, que substituirá o Minuteman III a partir de 2029 (Imagem: Força Aérea dos EUA)

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui