sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioCiência e tecnologiaVeja como usar uma mesma conta de WhatsApp em dois celulares diferentes

Veja como usar uma mesma conta de WhatsApp em dois celulares diferentes

Por padrão, você só pode usar o WhatsApp em apenas um número de telefone por vez. Tanto que, mesmo com dois chips em seu aparelho, é necessário escolher um dos dois números de telefone para configurar sua conta no aplicativo de mensagens. Isso significa que, pelas vias normais, não há como colocar a mesma conta do WhatsApp em dois números de telefone.

Todavia, uma função implementada em 2021 na plataforma de comunicação, chamada “Múltiplos Aparelhos”, permite que, na prática, sua conta possa ser usada em outro dispositivo.

Com isso, o principal aplicativo de mensagens da Meta se juntou, ainda que extraoficialmente, a outros mensageiros que permitem o compartilhamento da conta em outros celulares, como o Telegram, o Signal, o Viber e o próprio Facebook Messenger.

Veja abaixo o passo a passo completo.

Como usar seu WhatsApp em dois iPhones?

Para conectar sua conta de WhatsApp a um outro dispositivo, a primeira coisa a fazer é abrir o navegador que você usa (exceto o Safari) no celular secundário. A seguir, faça o seguinte:

  1. No navegador aberto, como o Google Chrome por exemplo, acesse o site da versão web para WhatsApp;
  2. Com o site aberto, toque nas três bolinhas superiores (menu), no canto direito.
  3. Selecione a opção “Para computador”. Com isso, você assegura que o site a partir de agora seja igual à versão para desktop. Esse passo é fundamental para este método funcionar corretamente.
  4. Na tela seguinte, irá aparecer o QR Code.
  5. Pegue agora o celular que já está com o WhatsApp instalado, abra o aplicativo e vá em “Ajustes”.
  6. Toque na opção “Aparelhos Conectados”.
  7. Depois clique em “Múltiplos Aparelhos”.
  8. Dê agora um clique em “Conectar um Aparelho”.
  9. Pegue esse celular com o app já instalado, e aponte para o QR Code que está aberto na tela do celular secundário.
  10. A partir daí, o WhatsApp funcionará nos dois aparelhos.

No entanto, há algumas limitações. Primeiramente, para ver mensagens no segundo celular, você terá que abrir o navegador antes. A versão web também não envia notificações, mas você pode usar a maioria das funcionalidades, como postar vídeos e fotos no “Status”, por exemplo.

Como usar o WhatsApp em dois celulares Android?

Anel da Samsung chega para levar o Galaxy AI para a saúde
É possível colocar uma conta WhatsApp em dois celulares Samsung. • Divulgação

O procedimento para Android é exatamente o mesmo utilizado para o iPhone, com uma única diferença: na hora da leitura do QR Code, em vez de clicar em “Ajustes”, você deverá ir nos três pontinhos do canto superior direito na tela do app, clicar na opção “Aparelhos Conectados”. Será então aberto o leitor de QR Code para autorizar o uso da versão web no outro aparelho.

Cuidados que você deve tomar ao usar WhatsApp em dois celulares

Embora utilizar o WhatsApp em dois dispositivos seja uma opção prática, como poder acessar sua conta tanto do seu smartphone pessoal quanto no de trabalho, por exemplo, algumas pequenas medidas devem ser tomadas para garantir a segurança do WhatsApp. Afinal, os protocolos do aplicativo, não recomendam esse procedimento.

Por isso, confira algumas dicas para evitar problemas futuros:

1. Saia da conta depois de usar o WhatsApp

Quando estiver usando o WhatsApp em outro celular, como o de trabalho ou de outra pessoa, você deverá sempre fazer o logout da conta na versão web, caso contrário, outras pessoas poderão acessar suas conversas e dados, ou até utilizar suas informações de forma indevida.

2. Confira a segurança do segundo dispositivo

Antes de instalar o WhatsApp em um segundo aparelho, confira se ele é seguro, para garantir que não haja roubo de dados ou clonagem do seu núnmero. O segundo dispositivo deverá ter os mesmos programas de segurança que o seu celular principal, como antivírus e antimalware instalados, além de outras ferramentas que você julgar necessárias.

3. Evite redes públicas de Wi-Fi

Mas apenas a segurança dos dispositivos não basta: a segurança da rede na hora de usar o WhatsApp também é fundamental. Por isso, a recomendação é usar sempre redes de Wi-Fi privadas, de preferência com alguns recursos de segurança ativados, como firewall e senhas de acesso criptografadas.

Geralmente mais lentas e menos confiáveis que as redes privadas, as redes públicas podem expor os seus dados à interceptações por hackers, monitoramento por terceiros, malwares, roubo de senhas e ataques do tipo “man-in-the-middle”, quando há interceptação de comunicações entre você e os sites que acessa.

Tecnologia antifurto começa a funcionar nos aparelhos Android

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui