A Blue Origin, empresa de voos espaciais fundada por Jeff Bezos, lançou na quinta-feira (29) seu oitavo voo tripulado. A missão teve em sua tripulação Karsen Kitchen, de 21 anos, a mulher mais jovem a cruzar a linha de Kármán — reconhecida como o limite entre a atmosfera terrestre e o espaço, a cerca de 100 km acima do nível do mar.
Além de Kitchen, a tripulação contou com Nicolina Elrick, Rob Ferl, Eugene Grin, Dr. Eiman Jahangir e Ephraim Rabin. O voo foi o 26º do programa New Shepard e foi lançado por volta das 10h. O ponto mais alto do voo foi atingido por volta das 10h12, e o retorno da tripulação aconteceu perto das 10h18. O lançamento foi feito a partir do Texas, nos EUA.
Rob Ferl se tornou o primeiro pesquisador financiado pela Nasa a conduzir um experimento como parte de uma tripulação espacial suborbital comercial.
Veja, abaixo, vídeo de como foi o voo da Blue Origin:
Memories that will last forever. #NS26 pic.twitter.com/bGSwGpwu0q
— Blue Origin (@blueorigin) August 29, 2024
Quem é Karsen Kitchen
Mulher mais jovem a ir a cruzar a linha de Kármán, Karsen é estudante na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, onde deve se graduar em comunicação e astronomia. Após concluir os estudos ali, Karsen diz querer seguir carreira na indústria espacial.
A estudante fundou, em 2024, a Orbitelle, uma iniciativa para levar mais mulheres a carreiras na área da indústria espacial. Karsen também já atuou como pesquisadora de radioastronomia no Observatório de Green Bank, na Virgínia Ocidental.
Embora a linha de Kármán seja um limite aceito cientificamente entre a atmosfera terrestre e o espaço, a Nasa (agência espacial norte-americana) considera astronauta qualquer pessoa que passe das 50 milhas de altura (cerca de 80 km). Seguindo essa definição, a mulher mais jovem a ir ao espaço é Anastatia Mayers, que participou de um voo da Virgin Galactic em agosto de 2023. Mayers tinha 18 anos quando fez a viagem.
Cientistas querem mudar definição do que é um planeta; entenda