O Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), no Rio Grande do Sul, está em processo de limpeza depois da enchente que inundou a unidade médica, no começo de maio. A limpeza começou na segunda-feira 10, mais de um mês depois da tragédia que atingiu a cidade.
Diretor administrativo do HPSC, Marcelo Elisio Oliveira disse que sua equipe só conseguiu retornar ao hospital em 1º de junho. Nesta semana, porém, teve início a limpeza mais pesada do primeiro pavimento, o mais impactado. A previsão é de que o término da limpeza ocorra dentro de 40 dias. “Será feita a higienização e a desinfecção”, explica o gestor.
Hospital de referência
A enchente que atingiu Canoas no início de maio causou graves danos à estrutura do HPSC. Referência para 103 municípios da região, o centro médico atende a uma população de 3 milhões de pessoas.
A água das enchentes chegou ao hospital na madrugada de 3 de maio. Havia 100 pacientes em tratamento. A maioria foi retirada pela equipe hospitalar através da recepção, enquanto ainda era possível. Contudo, a água subiu rápido e isso obrigou o restante a ser levado para o segundo andar.
Destruição e prejuízos
O primeiro pavimento do hospital possui uma área de 3,5 m². No local, água acumulada chegou à altura de 2 metros. Co misso, o prejuízo estimado, até agora, é de R$ 37 milhões, mas deve aumentar.
Na recepção do hospital, a destruição foi total: macas, leitos e equipamentos viraram entulho. Pelos corredores, a situação é a mesma, com remédios, seringas e sapatos estragados. A sala vermelha, onde são feitas cirurgias, também foi devastada.
Impacto na cidade
O volume de chuvas que caiu sobre Canoas ultrapassou 300 milímetros, mais do que a soma das médias de abril e maio. A cidade é banhada pelos rios dos Sinos, Gravataí, e a água avançou sobre 60% da cidade, atingindo toda a Região Oeste até a Rua Brasil, no Centro.
A estimativa da prefeitura é de que mais de 180 mil pessoas tenham sido atingidas no município. Canoas tem 347.657 habitantes, segundo o censo de 2022 do IBGE, e mais da metade dos moradores sofreu algum tipo de prejuízo.