Uma série de imagens espetaculares foi captada pelo fotógrafo Miguel Claro. Embaixador Fotográfico do Observatório Europeu do Sul, ele conseguiu registrar o momento em que a Estação Espacial Internacional (ISS) cruza em frente ao Sol.
Centenas de fotos tiradas em dois segundos
- As imagens mostram a silhueta da ISS a uma distância de 441,5 km do Sol e a uma velocidade de cerca de 7,31 km/s.
- A foto foi tirada de Figueira da Foz, na costa norte de Portugal, em 2 de junho deste ano.
- No total, foram quase 200 imagens captadas em cerca de dois segundos.
- As informações são do Space.com.
Leia mais
A passagem da Estação Espacial Internacional em frente ao Sol não é algo fácil de ser registrado, mesmo com um telescópio especial equipado com filtros de hidrogênio. O fotógrafo só conseguiu capturar esse momento raro com uma câmera de vídeo rápida da Player One Astronomy, a Apollo-M Max, com seu obturador definido para uma taxa de quadros de alta velocidade de 109 imagens por segundo.
Imagens mostram detalhes do Sol
As imagens foram processadas individualmente. É possível ver a ISS em branco, por causa da técnica de inversão usada para processar as imagens da cromosfera do Sol com mais profundidade.
Também é possível reconhecer as distintas estruturas da Estação Espacial Internacional, incluindo seus painéis e módulos solares. A imagem também mostra jatos de gás na atmosfera externa do Sol, uma mancha solar, além de algumas proeminências solares.
A ISS completa uma órbita inteira ao redor da Terra a cada 90-93 minutos. O laboratório orbital tem cerca de 109 metros de largura. Embora seja bastante grande visto do céu com um diâmetro angular de 62,58″, a estrutura parece muito pequena quando comparada com o tamanho do Sol, que tem um tamanho angular de 31,6′. Isso faz com que o Sol pareça cerca de 30,3 vezes maior do que a Estação Espacial na foto.