quinta-feira, fevereiro 13, 2025
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veja 8 fatos da vida do piloto retratados na série da Netflix

A série “Senna” estreou na Netflix em novembro. A produção conta a história de vida e carreira de Ayrton Senna, passando por momentos marcantes, como o início de carreira na Inglaterra correndo na Fórmula Ford, as conquistas de outros campeonatos e ascensão na Fórmula 1, até o trágico acidente que tirou sua vida em Ímola, na Itália. 

Apesar de ser uma obra de ficção, pois mostra diálogos e situações imaginadas pelos criadores e roteiristas, a série também traz vários fatos reais da vida de Ayrton Senna. Quer saber quais foram bem retratados? Continue a leitura!

Senna protagonizou momentos marcantes em sua carreira e, apesar de sua morte precoce, se tornou uma verdadeira lenda do esporte, estando sempre entre os melhores pilotos da história da Fórmula 1 e servindo de inspiração para novas gerações de pilotos. 

Imagem: Netflix / Divulgação

A seguir, confira 8 fatos da vida de Senna que foram bem retratados na série da Netflix.

1 – Derrota no Mundial de Kart

Senna tinha como uma de suas grandes decepções a não conquista de um título mundial de Kart. Em 1979, ele perdeu a disputa em uma decisão muito polêmica da organização do evento.

O fato é retratado logo no primeiro episódio da série. Senna venceu a corrida final e empatou em pontos com o holandês Peter Koene. No entanto, a organização, FIA, estabeleceu que o critério de desempate eram as colocações nas semifinais, nas quais o estrangeiro ficou na frente. 

Senna tinha em mente que o critério era a colocação na bateria final, a qual ele foi o vencedor. 

2 – Aposentadoria precoce

Um dos primeiros fatos retratados na série mostram como a família de Senna o apoiava pouco em relação à vontade dele se tornar um piloto de sucesso na Fórmula 1. Tanto é que para convencer o pai a ajudá-lo e deixá-lo ir para a Inglaterra se tornar um piloto e disputar a Fórmula Ford, ele precisou prometer que voltaria em um ano para trabalhar na fábrica. 

Cena de série Senna, da Netflix
Imagem: Netflix / Divulgação

Em seu primeiro ano como piloto, o brasileiro fez muito sucesso, tornando-se campeão, o que despertou o interesse de grandes equipes. Porém, como havia prometido para os pais e esposa, no final da temporada ele anunciou a aposentadoria das pistas. 

3 – Corrida vencida com fita adesiva

Quando competia na Fórmula 3, Senna se deparou com um grande adversário, o inglês Martin Brundle. Apesar de ter liderado boa parte do campeonato, ele viu o seu oponente conquistar algumas vitórias seguidas e encostar nele, deixando a disputa final do título para a última corrida. 

Para vencer o duelo, Senna teve uma ideia inusitada: colocar fitas adesivas na entrada de ar do radiador do carro. Dessa forma, o óleo iria aquecer mais rápido e atingir o melhor ponto na primeira volta, o que daria maior vantagem à ele. 

Cena de série Senna, da Netflix
Imagem: Netflix / Divulgação

No entanto, a tática tinha um problema, poderia superaquecer o veículo. E foi isso que aconteceu na sexta volta. Então, Senna afrouxou o cinto de segurança e retirou as fitas adesivas com as mãos. A manobra foi muito bem sucedida e Senna sagrou-se campeão da Fórmula 3.

4 – Desempenho inacreditável em Mônaco na Fórmula 1

Assim como retratado na série, o piloto chegou à Fórmula 1 sendo o piloto da Toleman, uma equipe pequena, sem resultados expressivos no automobilismo e que não tinha um carro de ponta. Porém, Ayrton não se intimidou e impressionou o mundo em uma corrida em Mônaco, quando mesmo com muita chuva e largando em 13º, terminou a prova em 2º lugar. 

Na corrida ocorreram muitos acidentes por conta da forte chuva. Porém, esse não foi um problema para o brasileiro, que passou praticamente todos os adversários à sua frente, ficando atrás apenas de Alain Prost, que pilotava uma McLaren. 

senna
Imagem: Divulgação/Netflix

Porém, muitos jornalistas afirmam que o brasileiro foi o verdadeiro vencedor da corrida, já que ela foi parada na 32ª volta. O GP deveria ter 76 voltas e Senna estava encurtando a distância para o líder a cada volta.

Outro ponto é que ele foi o primeiro a ultrapassar a linha de chegada, pois Prost parou o carro assim que viu o aceno do diretor da prova parando a corrida. No entanto, as regras definiam que quem estava na frente na volta anterior é que seria o vencedor. 

5 – Batida em Mônaco

Um dos apelidos que Ayrton Senna recebeu ao longo de sua carreira foi o de “rei de Mônaco” por conta de sua dominância nas pistas do local. Afinal, ele venceu seis corridas em Mônaco. 

Porém, em 1988, o piloto bateu de forma inacreditável. Senna estava muito bem na corrida, chegando a ficar 55 segundos na frente de Prost, em um circuito em que a volta dura cerca de 1 minutos e 30 segundos. Até que na volta 67, ele, sozinho, bateu na entrada do túnel de Mônaco após cometer um erro. 

Nesse dia, o brasileiro saiu do carro, foi direto para o apartamento e ficou incomunicável até a noite. Esse fato ficou marcado na história do piloto e mostrou o quanto ele tinha como obsessão o objetivo de estar sempre mais rápido do que os seus rivais, mesmo com a vitória bem encaminhada.

6 – Perda do título por uma desclassificação

Em 1989, na penúltima corrida da temporada, Senna precisava vencer o Grande Prêmio do Japão, no circuito de Suzuka, para seguir na disputa pelo título. Prost era quem liderava a corrida, sendo seguido pelo brasileiro. 

Então, na 47ª volta, Senna tentou ultrapassar Prost na apertada entrada da última chicana, mas os dois pilotos bateram. O francês deixou o carro pensando que já era o campeão, mas Senna pediu para os auxiliares de pista ajudá-lo a empurrar o veículo e voltar à corrida. 

Cena de série Senna, da Netflix
Imagem: Netflix / Divulgação

Assim, ele voltou para a corrida, foi para os boxes, onde trocou o bico do carro e, nas duas voltas finais, passou o líder Alessandro Nanini e ganhou a prova. Entretanto, foi desclassificado por ter “cortado a chicana” depois do acidente. Isso porque ele não voltou para a pista do ponto de onde ocorreu a colisão, mas sim depois da curva. 

Senna ficou muito aborrecido e disse que o presidente da federação de automobilismo, o francês Jean-Marie Balestre, estava tentando beneficiar o seu conterrâneo, Alain Prost. O brasileiro foi multado em US$ 100 mil e recebeu uma punição que o obrigava a ficar seis meses sem correr (mas essa decisão foi suspensa). 

7 – Batida em Prost que deu o título à Senna

Outro fato muito marcante da carreira de Senna e que foi mostrado na série foi a batida dele em Prost em 1990, um ano depois da desclassificação e também no Japão. 

Dessa vez, Senna estava em vantagem no campeonato e se Prost não pontuasse, o brasileiro levaria o título. Alguns dias antes da corrida, Senna pediu à direção da prova que a posição de largada do pole position fosse mudada, pois o pole no circuito de Tóquio largava do lado sujo onde o asfalto tem menos aderência e, segundo o brasileiro, isso prejudicava quem largava em primeiro.

Alain Prost (Matt Mella) e Ayrton Senna (Gabriel Leone) em cena da série Senna
Alain Prost (Matt Mella) e Ayrton Senna (Gabriel Leone) em cena da série. Imagem: Netflix / Divulgação

Inicialmente, a sugestão foi aceita pela direção, mas depois, como retratado na série, houve uma nova reunião com Balestre, onde Nelson Piquet saiu em defesa de Senna e acusou a direção do automobilismo de ter errado feio contra Senna no ano anterior.

Na primeira curva, de propósito, como o próprio Senna veio a assumir anos depois, ele colidiu com Prost e conquistou o título mundial. Para o brasileiro, a colisão foi uma forma de reparação do que havia acontecido em 1989.

8 – Vitória com apenas uma marcha em Interlagos

Apesar de já estar consagrado em 1991 com dois títulos mundiais e a idolatria do público brasileiro, Senna ainda não havia conquistado uma vitória no próprio país. Mas, naquele ano, ele largou na pole e ficou muito à frente de Nigel Mansell, da Williams. Porém, no decorrer da corrida o adversário foi tirando a diferença e parecia que iria ultrapassar, até que seu carro quebrou na volta 61, faltando 10 voltas para o final. 

Então, quem começou a incomodar o brasileiro foi Ricardo Patrese, companheiro de Mansell. Para piorar, as marchas do carro de Senna pararam de funcionar, fazendo o brasileiro chegar ao final da prova somente com a sexta marcha funcionando. Mesmo assim, venceu a corrida com três segundos de vantagem sobre Patrese.

Via Olhar Digital

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