O Vasco visita o Cruzeiro neste domingo (29), às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, tentando encerrar um jejum que já dura sete anos. A última vez que o Cruzmaltino saiu de Belo Horizonte com uma vitória diante da Raposa foi em 2017.
Além disso, o Vasco não venceu nenhum dos últimos quatro jogos contra o time mineiro. São duas vitórias do Cruzeiro e dois empates. A última vitória foi pela Série B de 2022, por 1 a 0, no Rio de Janeiro.
Na estreia de Fernando Diniz, a Raposa empatou com o Libertad e avançou para as semifinais na Copa Sul-Americana.
A última vitória em Minas Gerais também foi por 1 a 0 pela Série A do Campeonato Brasileiro daquele ano. Pelo Brasileirão, como visitante, o Vasco venceu apenas seis vezes o Cruzeiro, ainda aconteceram 12 empates e 12 vitórias da Raposa.
Na primeira metade do Brasileirão, Vasco e Cruzeiro fizeram um empate sem gols.
As equipes somam 60 jogos pela Série A do Brasileiro com ligeira vantagem para o Cruzeiro. A equipe mineira venceu 22 jogos, enquanto o Vasco soma 18 vitórias. As equipes terminaram empatadas em 20 oportunidades.
Além do Brasileirão, Vasco e Cruzeiro se enfrentaram quatro vezes pela Série B, com uma vitória vascaína, um empate e dois triunfos dos mineiros. Na Copa Libertadores, são seis jogos com duas vitórias celeste, uma do Vasco e três empates. Na Copa do Brasil são oito jogos com quatro empates e quatro vitórias do Cruzeiro.
As equipes estão próximas na classificação da competição. Atualmente, o Cruzeiro é o sétimo colocado com 42 pontos, enquanto o Vasco é o 10º colocado com 35 pontos. Vale lembrar que o Cruzmaltino tem uma partida a menos.