O varejo nacional registrou retração de 3,5% em dezembro, conforme o Índice do Varejo Stone (IVS). Em relação ao mesmo mês de 2023, as vendas caíram 1,7%. A baixa ocorreu mesmo com o aquecimento provocado pelas festas de fim de ano.
Todos os oito segmentos analisados pelo índice apresentaram resultados negativos no último mês de 2024. Os setores mais atingidos foram:
- tecidos, vestuário e calçados (-7%);
- móveis e eletrodomésticos (-6,4%); e
- artigos de uso pessoal e doméstico (-4,5%).
Segundo Matheus Calvelli, pesquisador econômico da Stone, as vendas ficaram 2,3% abaixo do esperado na semana do Natal, refletindo no desempenho geral de dezembro.
Comércio digital cresce no varejo
Diferentemente do comércio físico, que retraiu 4,2% no mês, o varejo digital registrou alta de 3,4% em dezembro. No acumulado de 2024, o comércio on-line cresceu 7,7%, enquanto o físico caiu 2,1%.
No desempenho anual por segmento, combustíveis e lubrificantes tiveram o melhor resultado, com alta acumulada de 3,1%, seguidos por artigos farmacêuticos (2,5%). Já livros, jornais e papelaria tiveram a maior queda (-1,8%), acompanhados por tecidos, vestuário e calçados (-0,6%).
Entre os Estados, apenas cinco tiveram crescimento em 2024, com Roraima na liderança (3,9%), seguido por Sergipe (3,5%) e Rondônia (2,2%). Apesar do desempenho negativo de dezembro, o varejo nacional encerrou o ano com alta acumulada de 0,6%.