Recentemente, o mercado financeiro testemunhou uma significativa mudança no valor de mercado da Sony, que caiu para cerca de 94 bilhões de dólares. Este movimento aproxima o valor da Sony ao montante que a Microsoft desembolsou para adquirir a Activision Blizzard (cerca de 76 bilhões com todos os contratos e batalhas judicais), marcando um momento interessante na indústria de tecnologia e entretenimento.
A queda nas ações da Sony, que chegaram a diminuir em até 4,2% em Tóquio, é atribuída a várias razões, incluindo a proposta conjunta da Sony e da Apollo Global Management Inc. para adquirir a Paramount por 26 bilhões de dólares. A oferta, que está sendo avaliada pela Paramount, gerou preocupações entre os investidores quanto à capacidade financeira da Sony para sustentar tal aquisição. Ao que tudo indica a japonesa não tem condições para pagar.
Valor da Sony continua a cair e se aproxima da Activision Blizzard; entenda os motivoshttps://t.co/Uhaz9zSxNk pic.twitter.com/9NnBsYaw3P
— WinClub Games (@WindowsClubBr) 10 de maio de 2024
Yugo Tsuboi, estrategista-chefe da Daiwa Securities, expressou que a preocupação dos investidores se deve ao fato de que o tamanho do negócio supera as reservas de caixa da Sony. No entanto, ele também aponta que, uma vez que haja mais transparência sobre o financiamento do negócio, é provável que os investidores comecem a reconhecer os benefícios potenciais da aquisição.
A Sony possui aproximadamente 1,5 trilhão de ienes (9,7 bilhões de dólares) em caixa e equivalentesconforme dados compilados pela Bloomberg. A estratégia da empresa com sede em Tóquio parece incluir a aquisição de uma participação majoritária no novo empreendimento, com a Apollo atuando como investidora minoritária.
As ações da Sony caíram mais de 5% este ano, em comparação com um ganho de 16% no índice Topix, em meio a uma crise global no setor eletrônico. A empresa reduziu em fevereiro suas projeções para vendas do console de jogos PlayStation 5.