A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro, um dia após a Ação de Graças comemorada nos Estados Unidos, de onde veio a data. Ela foi criada para que as lojas pudessem renovar o seu estoque para o Natal, fazendo liquidações imperdíveis.
A ideia fez tanto sucesso que hoje existe na maior parte dos países ao redor do mundo. Mas será mesmo que vale a pena fazer suas compras de Natal na Black Friday?
Segundo a Cupomania, site destinado a oferecer cupons de desconto no e-commerce, cerca de 66% dos compradores pretendiam fazer as compras de Natal na Black Friday 2023. Mas antes de pegar o cartão de crédito é necessário levar algumas coisas em consideração.
Fazer compras de Natal na Black Friday vale a pena?
Claro que, sendo uma data destinada às compras com preço baixo, existem oportunidades únicas por aí para comprar algo com o preço bem mais em conta. Principalmente na internet, onde é possível comparar valores (inclusive, o OD Ofertas, que compara preços e verifica cupons para você), pode ser uma ótima ideia adiantar os presentes de familiares e amigos para economizar mais.
Contudo, também existem muitas ofertas falsas por aí, que sobem os valores dos produtos antes da data e diminuem novamente o preço na Black Friday, dando jus àquele ditado “tudo pela metade do dobro”, então é necessária uma pesquisa mais aprofundada de produtos e promoções para saber se realmente vale a pena.
Outro contra de fazer as compras de Natal na Black Friday é perder o direito de arrependimento, que é só de sete dias contando a partir da data de recebimento do produto. No entanto, por lei, todo consumidor tem direito a garantia de até 30 dias para produtos não-duráveis, e 90 dias para produtos duráveis mediante algum defeito de fábrica.
No caso de eletrônicos, como smartphones e notebooks, também é possível encontrar opções com até 9 meses de garantia pelo fabricante somado aos 90 dias mencionados anteriormente, totalizando 1 ano de garantia.
Por conta da alta quantidade de produtos em promoção, também é muito comum que o consumidor extrapole e acabe criando dívidas de cartão de crédito. O ideal seria pagar com o cartão de débito para evitar despesas inesperadas nos meses seguintes, mas, se não for possível, é sempre bom estipular um valor a ser gasto nas compras mediante análise de suas próprias finanças.
Mas, se não tiver pressa para fazer suas compras, é uma boa esperar para comprar na Cyber Monday, que acontece na segunda-feira após a Black Friday e possui uma alta quantidade de eletrônicos com descontos bem chamativos.
Por fim, uma última dica é esperar até a segunda quinzena de janeiro, onde a temporada de compras já passou e as lojas querem limpar o estoque das compras de Natal.