Há risco de chuva forte e ventania no estado de São Paulo na sexta-feira (18), alerta a Climatempo. Mas não deve ser tão severa e generalizada igual ocorreu na sexta da semana passada, 11 de outubro – aquela que causou apagão por dias na capital.
Ainda segundo a Climatempo, a maior preocupação para o fim de semana (isto é, entre 19 e 20 de outubro) é chuva volumosa que deve se estender por horas. Isso porque ela pode causar alagamentos nos centros urbanos.
Em SP, fim de semana deve começar quente e abafado e terminar em chuva prolongada
Para sexta, a previsão para a Grande São Paulo, interior e litoral do estado é a seguinte:
- Dia quente e abafado, com períodos de sol;
- Pancadas de chuva à tarde e à noite;
- Há risco de raios e de queda de granizo;
- Ventos podem ficar entre 70 km/h e 90 km/h.
A chuva torna-se mais generalizada no estado de São Paulo no decorrer da tarde da sexta-feira e há risco de temporais. A região da capital já poderá ter algumas pancadas isoladas à tarde, por causa do calor, mas a chuva fica mais forte e mais generalizada à noite.
Fabiana Weykamp, meteorologista da Climatempo
Já para o fim de semana, é previsão é:
- Chuva fica mais volumosa e prolongada;
- Grandes áreas com nuvens de chuva – formadas entre Paraguai, Mato Grosso do Sul e Paraná – se deslocam para São Paulo;
- Essas áreas de instabilidade devem avançar sobre São Paulo ao longo do sábado (19) e se afastar no decorrer do domingo (20).
Para efeito de comparação: a chuva que causou o apagão na sexta passada ocorreu quando uma linha de instabilidade passou rapidamente e a chuva forte se concentrou em uma hora.
Outro ponto importante: o volume de chuva acumulado entre esta sexta e domingo pode superar 100 mm em muitas áreas do estado.
- Volumes de chuva de 100 mm a 150 mm representam toda (ou quase toda) a média de chuva estimada para outro em praticamente todo o estado de São Paulo.
Primavera traz chuvas regulares de volta
O aumento das chuvas nos últimos dias encaixa com o que se espera da primavera: o retorno das chuvas regulares, conforme já apontado pelo Olhar Digital. A previsão geral para a estação é a seguinte:
- Outubro: chuva deve voltar a ser mais constante entre Paraná e São Paulo, passando pelo sul de Goiás e chegando ao Amazonas e Acre;
- Novembro: chuva deve retornar para o restante do Sudeste e Centro-Oeste, além do norte do Amazonas, Roraima e sul do Pará;
- Dezembro: chuva volta para o sul da Bahia, Tocantins e Pará.