terça-feira, maio 20, 2025
InícioDestaqueVacina da gripe é liberada para a população em geral a partir...

Vacina da gripe é liberada para a população em geral a partir desta quarta (21)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que a partir de quarta (21) a vacina contra a gripe vai estar liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade. A mudança segue a nova orientação do Ministério da Saúde, após um mês de campanha e realização do dia D em todo o estado no último sábado (17).

O imunizante está disponível em todas as 91 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, além do posto de vacinação do Teresina Shopping – edifício garagem G3. “Esta oferta se fundamenta no benefício que a vacinação pode proporcionar para a população não contemplada nos grupos prioritários, além de contribuir na redução dos atendimentos ambulatoriais e internações durante o período de maior circulação do vírus”, comenta Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS.

Mesmo com a ampliação, a coordenadora destaca a importância que pessoas pertencentes aos grupos prioritários sejam imunizadas. “Até o momento, cerca de 80 mil teresinenses já tomaram a vacina, o que corresponde a 29,18% deste público. O número está um pouco acima da média nacional, que está em 28,17%, mas ainda é considerado baixo”. Entre os grupos prioritários destacam-se as gestantes, puérperas, pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de seis anos de idade e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais (por exemplo pessoas com problemas cardiorrespiratórios, com obesidade mórbida, diabetes e imunossupressão).

A gripe ou influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, tem elevada transmissibilidade e com tendência a se disseminar facilmente, podendo ocasionar quadros leves a graves. Em situações onde ocorre agravamento dos casos, há necessidade de hospitalização. “A vacina é uma das principais medidas de saúde pública, pois reduz complicações, internações e mortalidade. Além disso, a imunização contribui para evitar a sobrecarga do SUS, especialmente durante os períodos de maior circulação do vírus”, acrescenta Emanuelle Dias.


MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui