Um vídeo divulgado no X mostra o momento em que vacas foram arrastadas por uma enchente em Angra dos Reis, localizada a 150 km do Rio de Janeiro. De acordo com a Defesa Civil, a gravação ocorreu no último fim de semana, no bairro Parque Mambuca, uma das áreas mais afetadas pelas chuvas intensas.
🐄🇧🇷 Vacas são levadas pelas enchentes em Angra dos Reis
Além de deixar centenas de pessoas desalojadas, as chuvas em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, também deram sofrimento aos animais. Em um vídeo que circula nas redes sociais neste domingo (6), algumas vacas foram vistas… pic.twitter.com/y08YNuZfjC
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) April 6, 2025
Apesar da gravidade das cenas, atribuídas a Elizangela Gomes, moradora local, nem a Defesa Civil nem o Corpo de Bombeiros foram acionados para intervir nesse caso específico. As cenas mostram os animais em luta contra a força das águas.
O temporal deixou mais de 300 pessoas desabrigadas em Angra dos Reis. Situação semelhante ocorreu em Petrópolis, na serra, onde também houve desabrigados e alagamentos significativos. Ambas as cidades registraram 300 milímetros de chuva em 24 horas, entre a noite da sexta-feira 4 e a manhã do sábado 5.
A Prefeitura de Angra dos Reis informou que, embora as aulas escolares tenham sido interrompidas na sexta-feira por causa de tempestade, as atividades seriam retomadas nesta segunda-feira, 7. No entanto, quatro escolas permanecem fechadas, sendo que duas delas servem como abrigo temporário para 174 pessoas que precisaram deixar suas casas.
Além das vacas: prefeitura reage às enchentes
Em resposta à crise, a administração municipal solicitou doações de itens essenciais, como água potável, alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal e de limpeza. As doações podem ser entregues na Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na Praça Guarda Marinha Greenhalgh, no centro, das 9h às 16h.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), expressou insatisfação com a resposta do governo federal à crise provocada pelas chuvas. Castro criticou a falta de comunicação e de apoio das autoridades federais, ao alegar que não recebeu contato de representantes do governo Lula para prestar auxílio ao Estado.
Em resposta, o secretário especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano, afirmou que as declarações de Castro parecem ter viés político.