A Universidade de São Paulo (USP) abriu, nesta quarta-feira (9), as inscrições para o Exame de Transferência Externa 2025/2026. O ingresso por meio dessa modalidade é voltado para quem já está cursando uma graduação em uma instituição de nível superior e gostaria de continuar os estudos na instituição paulista.
Alunos da USP também podem solicitar a transferência para outro curso. O procedimento poderá ser feito no site da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) até as 12h do dia 5 de maio.
Quem não solicitou a isenção até o dia 4 de abril deverá pagar a taxa de inscrição de R$ 211. São 1.124 vagas disponíveis por meio da transferência externa, sendo 167 vagas na área de biológicas, 728 para exatas e 176 para humanidades.
Podem se candidatar alunos regularmente matriculados, no ano de 2025, em cursos de graduação de qualquer instituição de ensino superior, inclusive da USP. Também podem se candidatar alunos com matrícula trancada no curso de origem. A lista de cursos que estão ofertando vagas pode ser conferida no edital.
O processo seletivo será dividido em duas etapas:
- Seleção: com base em conteúdos específicos, de responsabilidade das unidades da USP. A recomendação é que o candidato verifique o edital específico do curso no qual pretende ingressar.
O último exame ofereceu 1.088 vagas em cursos de graduação. O percentual de abstenções registradas foi de 14,74%.