O espanhol Carlos Alcaraz foi eliminado do US Open em uma derrota surpreendente em três sets para o número 74 do mundo, o holandês Botic van de Zandschulp, nesta quinta-feira (30), enquanto os principais cabeças de chave, o italiano Jannik Sinner e a polonesa Iga Swiatek, avançaram sem grandes problemas.
Botic van de Zandschulp just knocked Carlos Alcaraz out of the US Open! pic.twitter.com/QK3ZrkoPgx
— US Open Tennis (@usopen) August 30, 2024
Cabeça de chave número 3, Alcaraz esperava estender a sequência de 15 vitórias em Grand Slams, mas o atual bicampeão de Wimbledon e campeão Roland Garros e vencedor do US Open de 2022 teve um péssimo começo e não se recuperou, perdendo por 6/1, 7/5 e 6/4 na segunda rodada.
Van de Zandschulp, o primeiro holandês a derrotar um dos três melhores do mundo em um Grand Slam desde que Richard Krajicek derrotou Pete Sampras nas quartas de Wimbledon de 1996, enfrentará o britânico Jack Draper na terceira rodada.
“Foi uma luta contra mim mesmo, sabe, na minha mente durante a partida. No tênis, você está jogando contra alguém que quer o mesmo que você. Hoje eu estava jogando contra o adversário e contra mim mesmo”, disse Alcaraz.
Houve muito menos drama no início do dia no Arthur Ashe Stadium, onde a polonesa Swiatek derrotou a japonesa Ena Shibahara por 2 sets a 0 (6/0 e 6/1) em pouco mais de uma hora e avançou para enfrentar a russa Anastasia Pavlyuchenkova, que não é cabeça de chave.
Sinner, atual campeão do Australian Open e líder do ranking da ATP, também não teve problemas para derrotar o americano Alex Michelsen por 3 a 0 (6/4, 6/0 e 6/2), levando apenas 99 minutos para completar a 30ª vitória em quadra dura do ano.
O italiano, que enfrentará o australiano Chris O’Connell na próxima fase, tem sido alvo de polêmica em Flushing Meadows depois da revelação de que escapou de uma suspensão e foi inocentado de irregularidades, apesar de ter sido reprovado em dois exames antidoping na temporada.
Sinner disse que testou positivo para uma substância proibida depois que o fisioterapeuta aplicou um spray de venda livre em um corte na mão antes de realizar tratamentos em março — o tenista demitiu o fisioterapeuta e o treinador na semana passada.
“Não é fácil, obviamente, encontrar agora no meio da temporada, sabe, o preparador físico e o fisioterapeuta. Nós tentamos o nosso melhor para encontrar as melhores pessoas, e então vemos”, disse Sinner.
A campeã do US Open de 2018 e 2020, Naomi Osaka, foi eliminada pela tcheca Karolina Muchova por 2 sets a 0 (6/3 e 7/6(5)), outra eliminação decepcionante de Grand Slam no que a japonesa chamou de “ano de aprendizado” após retornar de uma pausa de 15 meses por maternidade.
“Sinto que estou trabalhando muito mais duro do que já trabalhei na minha vida, então isso precisa se transformar em algo. Bem, não precisa, mas acho que vai”, afirmou Osaka, que verá Muchova, semifinalista no ano passado, enfrentar a russa Anastasia Potapova.
O campeão de 2021, o russo Daniil Medvedev, derrotou o húngaro Fabian Marozsan por 3 a 0 (6/3, 6/2 e 7/6), ajudado pelos 45 erros não forçados do oponente, e agora enfrentará o italiano Flavio Cobolli.
A sexta cabeça de chave, a americana Jessica Pegula, e o 14º cabeça de chave, o americano Tommy Paul, aumentaram as esperanças locais, já que ambos avançaram para a terceira rodada, mas o compatriota Sebastian Korda foi eliminado.
A atual campeã, a americana Coco Gauff, espera manter os bons momentos para o público da casa quando abrir a ação no Arthur Ashe contra a ucraniana Elina Svitolina nesta sexta-feira. Ben Shelton e Frances Tiafoe prometem fortes emoções em um confronto totalmente americano na terceira rodada.
Reportagem adicional de Shrivathsa Sridhar em Bengaluru; edição de Peter Rutherford