A República Tcheca eliminou, nesta sexta-feira (3), a Itália — atual campeã da Copa Davis e da Billie Jean King Cup — ao vencer os dois primeiros duelos para chegar às semifinais da United Cup, torneio de tênis disputado por equipes mistas na Austrália com premiação de US$ 10 milhões, e avançar para enfrentar os Estados Unidos.
Tomas Machac teve uma atuação dominante na vitória por 2 a 0 (6/1 e 6/2) sobre Flavio Cobolli em 54 minutos, levando os tchecos à primeira semifinal na United Cup após eliminações na fase de grupos nas duas tentativas anteriores.
“Acho que esse tipo de tênis é o mais alto (nível) que posso jogar. Estou muito feliz por ter conseguido jogar esse tipo de partida. Fiquei surpreso por ter conseguido jogar muito bem sem erros. Não dei a ele nenhuma oportunidade de voltar. Essa foi a chave. Eu estava tentando ser o mais forte possível mentalmente na quadra e estava jogando como Novak (Djokovic)”, disse Machac.
Karolina Muchova deu outra aula magistral com seu estilo criativo de tênis na partida de abertura na Ken Rosewall Arena, em Sydney, e garantiu uma vitória por 2 a 0 (6/2 e 6/2) sobre a atual vice-campeã de Roland Garros e Wimbledon, Jasmine Paolini.
“Eu realmente queria trazer um ponto para o time, então estava tentando manter o foco. Jasmine é uma jogadora inacreditável. Foi uma partida muito difícil, e eu sabia que tinha que ir até o fim. Ela teve muitas chances de break point. Eu saquei bem. Estou muito feliz por ter conseguido”, disse Muchova, estreante na United Cup, que agora tem cinco vitórias em cinco duelos contra a número 4 do mundo.
Fechando as disputas, a Itália venceu a partida de duplas mistas. Sara Errani e Andrea Vavassori fizeram 2 a 1 (7/5, 3/6 e 10/4) sobre Gabriela Knutson e Patrik Rikl.
As semifinais contra os Estados Unidos serão disputadas neste sábado (4), sendo que Cazaquistão e Polônia se enfrentam do outro lado da chave. A decisão está prevista para o domingo (5).