segunda-feira, janeiro 27, 2025
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uma fusão que pode mudar o paradigma da aviação nacional — Vanderlei Garcia Jr.

* Por Vanderlei Garcia Jr

A recente assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) entre a Azul Linhas Aéreas e o Grupo Abra, controlador da Gol, marca o início de uma possível consolidação sem precedentes no setor de aviação brasileiro. Caso se concretize, a fusão entre as duas gigantes criará uma companhia responsável por aproximadamente 60% do mercado doméstico, alterando a dinâmica de um setor já bastante concentrado.

Embora o MoU não tenha caráter vinculante, ele estabelece as bases para a combinação prévia de todo o negócio. Segundo o documento, ambas as empresas serão mantidas de forma independente, mas operando sob uma estrutura corporativa unificada.

Ao que consta do documento, a governança também foi desenhada com equilíbrio: o conselho administrativo será formado por nove membros — três indicados pela Azul, três pelo Grupo Abra e três independentes. A liderança executiva ficará sob responsabilidade de John Rodgerson, atual CEO da Azul, enquanto o Grupo Abra indicará o presidente do conselho.

A fusão promete ampliar a conectividade no mercado doméstico, integrando malhas aéreas e otimizando recursos. Essa sinergia pode resultar em mais opções de voos, inclusive para regiões menos atendidas ou ainda não priorizadas. Por outro lado, especialistas alertam para os riscos de concentração de mercado. Com a nova companhia dominando a maior parte das rotas nacionais, a pressão competitiva sobre tarifas e qualidade dos serviços pode diminuir, levando a potenciais aumentos nos preços das passagens.

Em um setor em que os custos operacionais são elevados e as margens, apertadas, a fusão é vista como um movimento natural para garantir a sustentabilidade financeira das empresas. Contudo, os consumidores podem acabar arcando com o ônus de uma concorrência reduzida.

E nesse ponto, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) terá um papel central na avaliação da fusão. Uma das grandes preocupações está na concentração de mercado gerada pela união entre Azul e Gol, pois poderia criar barreiras à entrada de novos concorrentes e limitar a expansão de empresas menores.

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Sede do Conselho Administrativo de Defesa Econômica | Foto: Divulgação/Agência Senado

A análise do Cade deverá considerar, além dos benefícios operacionais, também os impactos que a fusão pode gerar na livre concorrência e no bem-estar dos consumidores. Uma das preocupações é o risco de formação de um duopólio entre a nova entidade e a Latam, com ambas controlando a maior parte do mercado. Para mitigar esses riscos, é possível que o Cade imponha condicionantes, como a cessão de slots em aeroportos congestionados e a manutenção de determinadas rotas regionais.

O MoU inclui também mecanismos para proteger a fusão contra interferências externas, como as cláusulas de poison pill. Essas disposições buscam desestimular aquisições hostis por parte de terceiros ou de tentativas de desestabilização da estrutura corporativa. Entre as estratégias possíveis estão o direito de preferência na aquisição de participações e a emissão de novas ações para diluir potenciais adquirentes.

No cenário global, a fusão poderia fortalecer a presença das empresas brasileiras em rotas internacionais, aumentando a competitividade em um mercado dominado por companhias de grande porte. Esse movimento poderia atrair mais investimentos para o setor e consolidar o Brasil como um importante hub de conexões aéreas na América Latina.

A possível fusão entre Azul e Gol representa um momento de transição para a aviação brasileira. Enquanto traz perspectivas promissoras de eficiência operacional e expansão de serviços, também suscita questões fundamentais sobre concorrência e proteção ao consumidor.

O futuro dessa união dependerá da capacidade das empresas de integrarem suas operações, bem como das decisões regulatórias e do compromisso de equilibrar eficiência econômica com os interesses do mercado e da sociedade.


* Vanderlei Garcia Jr. – Advogado, doutor em Direito pela USP, especialista em direito societário e sócio do VGJr Advogados.

Via Revista Oeste

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