O ex-presidente dos EUA Donald Trump confirmou na tarde deste domingo, 14, que vai à convenção do Partido Republicano em Milwaukee, no Estado de Wisconsin, na segunda-feira 15.
No comunicado feito por meio de sua rede social, a Truth Social, disse que em razão dos “terríveis eventos” de sábado — quando foi vítima de uma tentativa de assassinato na Pensilvânia, durante um comício — cogitou adiar a viagem à convenção, mas mudou de ideia.
Segundo ele, não é possível deixar que um atirador mude a programação.
“Com base nos terríveis eventos de ontem, eu ia atrasar minha viagem para Wisconsin e a Convenção Nacional Republicana por dois dias, mas acabei de decidir que não posso permitir que um “atirador” ou assassino em potencial force a mudança na programação ou qualquer outra coisa. Portanto, estarei partindo para Milwaukee, conforme programado, às 15h30 HOJE. Obrigado! DJT.”
A convenção será em Milwaukee, Wisconsin, entre 15 e 18 de julho, e Trump deve ser formalmente nomeado candidato do partido à presidência dos Estados Unidos.
A confirmação da presença de Trump na convenção tinha sido feita mais cedo pela campanha do republicano. “O presidente Trump espera juntar-se a todos vocês em Milwaukee enquanto prosseguimos com a nossa convenção para nomeá-lo para servir como o 47º presidente dos Estados Unidos”, escreveu o dirigente do Comitê Nacional Republicano Michael Whatley em sua conta no Twitter/X.
Regarding the Republican National Convention:
As was communicated earlier this evening, President Trump is doing well and grateful to law enforcement and first responders for their fast action.
President Trump looks forward to joining you all in Milwaukee as we proceed with…
— Michael Whatley (@ChairmanWhatley) July 14, 2024
Agora, no fim da tarde deste domingo, um assessor de Trump, Dan Scavino Jr., confirmou a viagem para Milwaukee.
President Trump is on his way to Milwaukee, Wisconsin for the @GOPConvention! He is so grateful for all of your prayers, support, and well wishes out there.
As he said this morning, “In this moment, it is more important than ever that we stand United, and show our True Character… pic.twitter.com/twKKol2vPp
— Dan Scavino Jr.🇺🇸🦅 (@DanScavino) July 14, 2024
Atirador é identificado
O autor dos disparos foi identificado como Thomas Crooks, 20 anos. Ele foi morto pelo Serviço Secreto no local. Pelo menos um membro da plateia morreu e outros dois ficaram gravemente feridos durante o atentado.
Kevin Rojek, agente especial encarregado do escritório de campo do FBI em Pittsburgh, afirmou que o atirador não tinha nenhuma identificação no corpo. “Os agentes tiveram que analisar seu DNA e obter confirmação biométrica”, explicou Rojek.
As autoridades estão investigando o caso e buscando entender as motivações por trás do ataque. A segurança em eventos públicos de Trump deve ser revisada após este incidente, que gerou grande comoção e preocupação.