Há mais de 60 anos, a linha de foguetes Delta, da United Launch Alliance (ULA), vem conduzindo cargas pesadas ao espaço. Agora, chegou o momento da aposentadoria – e a versão mais recente do lançador, chamada Delta IV Heavy, voaria pela última vez nesta quinta-feira (28), conforme noticiado pelo Olhar Digital.
Denominada NROL-70, a missão iria decolar do Complexo de Lançamento Espacial-37 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da ULA no YouTube.
No entanto, o lançamento foi suspenso pela ULA devido a uma falha técnica poucos minutos antes da decolagem. Em uma publicação no X (antigo Twitter), a empresa explicou que houve “um problema com a tubulação de nitrogênio gasoso que fornece pressão pneumática para os sistemas do veículo de lançamento”.
Sobre os foguetes ULA Delta IV Heavy:
- O Delta IV Heavy é um veículo de lançamento descartável;
- O primeiro voo de um modelo desse tipo foi em dezembro de 2004;
- Ele usa motores projetados pela Divisão de Sistemas Integrados de Defesa da Boeing;
- A montagem final é executada pela ULA;
- A massa total do veículo é de aproximadamente 733 toneladas e produz cerca de 952 toneladas de empuxo para impulsionar o foguete para o céu na decolagem;
- O lançamento mais recente de um foguete Delta IV Heavy foi em junho de 2023.
A princípio, a ULA adiou em cerca de 24 horas o último voo do Delta IV Heavy, mas na própria noite de quinta-feira a empresa publicou no X (antigo Twitter) que “uma nova data será fornecida após a resolução” do problema.
O lançamento de um Delta IV Heavy da United Launch Alliance que transportava a missão NROL-70 para o National Reconnaissance Office foi cancelado hoje devido a um problema com uma falha na bomba de líquido na tubulação de nitrogênio gasoso que fornece pressão pneumática para os sistemas do veículo de lançamento.
A equipe continua a solucionar os problemas da tubulação e é necessário mais tempo para inspirar confiança no sistema. Continuaremos a trabalhar com nosso cliente para confirmar nossa próxima tentativa de lançamento e uma nova data será fornecida após a resolução do problema.
Segundo a descrição da missão no site da empresa, a bordo do foguete estará uma carga classificada sendo lançada em nome do Escritório Nacional de Reconhecimento dos EUA (NRO). O conteúdo e o objetivo da carga não foram revelados pelo NRO, que raramente divulga a natureza ou as capacidades de seus satélites de vigilância.
O único comentário da agência a respeito é que o satélite “fortalecerá a capacidade do NRO de fornecer uma ampla gama de informações de inteligência oportunas para tomadores de decisão nacionais, combatentes e analistas de inteligência para proteger os interesses vitais da nação e apoiar os esforços humanitários em todo o mundo”.
ULA vai aposentar outro foguete
Além do Delta IV Heavy, a ULA pretende aposentar também o Atlas V, em atividade desde 2002. Pelos planos da empresa, esse foguete tem mais cinco anos de operação, com o último lançamento programado para 2029.
Ele já está reservado para missões de desenvolvimento da megaconstelação de internet Projeto Kuiper, da Amazon, e também para enviar a cápsula tripulada Starliner, da Boeing, para a Estação Espacial Internacional em seu primeiro lançamento, previsto para 1º de maio.
No lugar dos veículos Delta IV Heavy e Atlas V, ficará o superfoguete Vulcan Centaur, que decolou pela primeira vez em 8 de janeiro deste ano, lançando a missão Astrobotic Peregrine rumo à Lua.