A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) anunciou que terá um novo modelo de vestibular a partir deste ano. O Conselho Universitário aprovou recentemente o processo seletivo seriado, em que os estudantes poderão fazer uma prova a cada ano do ensino médio para ingressar na universidade.
Apenas 30% das vagas da UFMG serão reservadas para o vestibular seriado. A universidade continuará aceitando outras formas de ingresso, como o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) e os processos que selecionam para os cursos de licenciatura em letras-libras, formação intercultural de educadores indígenas e licenciatura em educação do campo.
Na primeira série do ensino médio, o candidato vai realizar uma prova que cobra apenas o conteúdo da referente a aquele ano. Na segunda série, ele fará a próxima etapa do vestibular com um exame que cobra conteúdo daquele ano.
Na terceira série, o estudante participa da última etapa do processo seletivo e escolhe um dos 94 cursos de graduação a que deseja concorrer.
Essa modalidade do vestibular já começa a valer em 2025. Os candidatos que atualmente estão na primeira série farão o primeiro exame no final do ano e completarão o ciclo avaliativo em 2026 e 2027, para ingressar na universidade em 2028.
A avaliação seriada terá a possibilidade de isenção parcial ou integral da taxa de inscrição para candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Para Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da UFMG, a ideia desse novo processo seletivo é diversificar as formas de ingresso para favorecer “a inclusão de um público ainda mais diverso na universidade”.