As mudanças climáticas são um dos maiores desafios da humanidade. Para enfrentá-las, é fundamental compreender os processos climáticos e suas implicações. Com o objetivo de promover a discussão sobre os desafios e as perspectivas da climatologia, o curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí (Uespi) realiza nesta quinta (7) e sexta-feira (8), o I Encontro de climatologia: saberes e práticas na atualidade. O evento acontece no Núcleo de Educação a Distância (NEAD) das 9h às 14h30.
O encontro contará com a participação de renomados especialistas que abordarão temas como eventos extremos, uso de ferramentas na climatologia e a importância dos saberes tradicionais das comunidades locais. As palestras serão direcionadas a alunos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais da área, proporcionando um espaço para o debate e a troca de conhecimentos.
A primeira palestra será conduzida pela professora doutora Suzete Sousa, que abordará o tema “Eventos Extremos no Contexto das Mudanças Climáticas”. A docente é referência na pesquisa sobre o impacto das mudanças climáticas e trará uma análise aprofundada das consequências de eventos extremos, como enchentes e secas, sobre o meio ambiente e as comunidades.
A professora mestre Sara Cardoso apresentará o tema “Uso de Ferramentas na Climatologia”, onde discutirá a importância de tecnologias e metodologias disponíveis para a análise climática.
Já o professor mestre Weverton Costa discorrerá sobre “Climatologia e Saberes: Comunidades Tradicionais à Abordagem Cidadã”. Serão abordados os conhecimentos tradicionais das comunidades locais em relação ao clima e como esses saberes podem contribuir para a cidadania e o enfrentamento das mudanças climáticas.
Marcelo Anthonny Ferreira de Oliveira, presidente do Centro Acadêmico de Geografia, enfatiza a importância do evento para a formação dos alunos: “Diante das mudanças climáticas cada vez mais intensas, este encontro se torna fundamental para compreendermos os processos climáticos e suas implicações. É uma oportunidade para os alunos aplicarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula e para a comunidade em geral se informar sobre o tema”, finaliza.