quarta-feira, janeiro 15, 2025
InícioDestaqueUespi realiza evento sobre empreendedorismo para alunos do curso de Sistemas de...

Uespi realiza evento sobre empreendedorismo para alunos do curso de Sistemas de Computação em Parnaíba

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba, sediou, nessa segunda-feira (13), o Demoday Estudante Empreende. O evento coordenado pelo professor Rodrigo Baluz, da disciplina Carreira e Mercado em Sistemas de Computação, com a colaboração dos alunos do primeiro período do curso, representa uma oportunidade de integração entre teoria e prática, oferecendo aos estudantes uma visão mais clara sobre o empreendedorismo e as possibilidades de atuação no campo da tecnologia.

O professor Dr. Rodrigo Baluz destacou a importância de oferecer aos jovens universitários a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho como empreendedores. “Eles têm a capacidade de transformar o conhecimento que adquirem na área da computação em ferramentas e aplicativos inovadores, criando negócios próprios e se destacando no mercado profissional”, afirmou.

O docente também ressaltou a relevância de integrar a formação empreendedora no ensino superior, objetivo central da disciplina. Ele explicou como a formação acadêmica pode abrir diversas possibilidades de carreira no setor de tecnologia e como o mercado de computação está em constante evolução, exigindo inovação e adaptação.

Os alunos apresentaram nove projetos de negócios, divididos em equipes, que foram avaliados por uma banca composta por Ana Cláudia Freitas, CEO da healthtech IHealth Brasil; Ariny Fonteneles, consultora de inovação do Sebrae Piauí; e Daniel Guimarães, diretor-presidente do Cais Hub, hub de inovação de Parnaíba.

Os três primeiros colocados do Demoday Estudante Empreende foram:

  1. IARATECH – negócio voltado para o agronegócio;
  2. ESTIGMA – negócio na área da saúde;
  3. PETCENTER – negócio voltado para o setor pet.

José Wilk Souza Lima, integrante da equipe vencedora, destacou o impacto positivo do projeto na sua trajetória profissional. “Os projetos foram muito enriquecedores, não apenas para mim, mas para todos da equipe e da turma, ajudando-nos a nos preparar melhor para o mercado de trabalho”, disse. Ele também expressou sua surpresa com o resultado: “Sabíamos do potencial do nosso trabalho, mas também acreditávamos muito no esforço de nossos colegas”, concluiu.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui