A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) promoverá, nos dias 27, 28 e 29 de novembro, em Floriano, o II Congresso de Direitos Humanos: Esperançar o Bem Viver. O evento será realizado no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e oferecerá 120 vagas para graduandos e 30 vagas para profissionais formados, com carga horária total de 20 horas.
Idealizado pela professora Andreia Marreiros, doutora e mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB) e docente da Uespi, o congresso é organizado pelos alunos do curso de Bacharelado em Direito do Campus Dra. Josefina Demes. O evento busca promover debates sobre questões relacionadas à história, à cultura e à realidade do Piauí, com um foco especial na cidade de Floriano.
A professora Andreia Marreiros destaca temas centrais que serão abordados durante o congresso, como a resistência e a luta contra o racismo, o sexismo e outras formas de opressão, além da valorização da história e da cultura afro-brasileira. “Este tema nos lembra da importância de continuar a luta por justiça e igualdade, inspirando ações coletivas que contribuam para uma sociedade mais inclusiva e equitativa”, afirma a professora.
Além de promover a reflexão sobre questões sociais, o congresso também visa fortalecer a conexão entre a universidade e a comunidade local. A organização do evento conta com a participação ativa dos estudantes, que colaboram entre diferentes cursos da Uespi, em parceria com o IFPI, representantes do poder público, membros do Sistema de Justiça e movimentos sociais. O congresso busca, assim, criar uma rede de conhecimento e práticas integradas, estimulando o protagonismo dos participantes.
Para mais informações sobre o evento e inscrição acesse o link.